Não é Arteta: o outro ex-auxiliar de Guardiola com sucesso na Inglaterra

6 minutos de leitura

Mikel Arteta vem chamando a atenção com o trabalho no Arsenal, aceitando o desafio de treinar a primeira equipe depois de ser auxiliar de Pep Guardiola. No entanto, outro treinador também vem fazendo sucesso na Inglaterra e também fez parte da comissão técnica do espanhol.

Enzo Maresca assumiu o comando do Leicester no início da temporada 2023/2024, com o desafio de reestruturar a equipe depois do rebaixamento a segunda divisão e com o objetivo de garantir o retorno à Premier League.

Mesmo com pouca experiência como treinador, Maresca tem feito sucesso com os Foxes. O time lidera a Championship com 58 pontos e uma campanha de 19 vitórias, um empate e três derrotas. Além disso, são 47 gols marcados e apenas 16 sofridos.

No entanto, o treinador precisou trabalhar na reformulação da equipe. Em entrevista concedida ao “The Athletic”, o italiano revelou que mudar a mentalidade dos jogadores foi fundamental. “Havia muitas coisas para fazer, sem dúvida”, acrescentou.

— Tive que mudar a mentalidade dos jogadores. Tinha que perceber se os jogadores ainda estão aqui poderiam passar da temporada passada para esta, o que não é fácil, e convencer novos jogadores a virem para a Championship. O Leicester é um clube perfeito na Premier League. Na Championship é um trabalho difícil porque é preciso vencer. Você não pode ingressar no Leicester pensando que vai apenas fazer alguma coisa, precisa vencer.

Maresca
Enzo Maresca é o treinador do Leicester. Foto: Icon sport

Maresca assinou um acordo de três anos com os Foxes. Embora tenha a pressão para retornar a Premier League, o treinador afirma que a diretoria busca primeiramente reconstruir o clube. “Eles nunca disseram que precisávamos ser promovidos”, comenta o italiano.

— Se conseguirmos atingir a meta no primeiro ano, perfeito. Caso contrário, vamos no segundo e vemos então. Mas o problema deste clube é que na Championship você tem a pressão de que em um ano, dois anos, em pouco tempo, você precisa voltar (para a Premier League).

Maresca deixou o Manchester City depois da tríplice coroa

O Manchester City encerrou 2023 com grandes títulos, principalmente na última temporada. A equipe voltou a levantar troféus nas competições nacionais e foi campeã pela primeira vez da Champions League.

Enzo Maresca foi fundamental para os Citizens, trabalhando como auxiliar técnico de Guardiola no período. A campanha chamou a atenção de outros clubes, que demonstraram interesse na contratação do treinador.

— Provavelmente desde janeiro e fevereiro da temporada passada, alguns clubes começaram a me contatar, mas eu disse a mesma coisa para todos eles. Não era o momento certo. Eu estava focado no Manchester City. Cada jogo estava se tornando uma final de copa enquanto perseguíamos o Arsenal e fazíamos grandes jogos na Champions League contra o Bayern de Munique e o Real Madrid. Mas chegou um momento em que tive que tomar uma decisão.

O Leicester de Enzo Maresca busca manter a ótima vantagem na liderança da Championship em um duelo direto pelo primeiro lugar. A rodada do Boxing Day da competição terá o confronto nesta terça-feira (26) entre Ipswich Town, que ocupa a segunda colocação com 52 pontos, e os Foxes. O jogo será às 16h45 (horário de Brasília) pela 24ª rodada no Portman Road.

Maresca
Enzo Maresca como auxiliar de Pep Guardiola. Foto: Icon sport
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.