Durante uma entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (13), o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, comentou sobre o Liverpool, que acabou ficando de fora da disputa do título da Premier League nas rodadas finais.
— Você sabe como como eles perderam a chance de brigar pelo título até o fim? Eu vi o segundo tempo do jogo contra o Crystal Palace, a partida contra o Manchester United. As chances que o Liverpool perdeu! São inacreditáveis, você realmente não consegue acreditar e eu vi todas essas oportunidades perdidas. Houve chances sem goleiro e eles perderam! E por isso eles não conseguiram brigar pelo título até o fim.
Guardiola disse que o Liverpool ficou de fora da briga pelo título por detalhe e que isso pode acontecer com qualquer equipe.
— São perdedores? Não. São fracassados? Não. São incríveis e o mesmo time que lutou contra nós ao longo de todos esses anos. No fim das contas é detalhe, me diga como os incríveis atacantes que o Liverpool tem não conseguiram marcar esses gols? E por isso eles não foram campeões. Isso pode acontecer com todos. Mas o importante é que Liverpool é um vencedor, já que lutaram por quatro títulos e sempre estiveram ali.
O técnico do Manchester City também comentou sobre a eliminação do Liverpool para a Atalanta na Europa League.
— Você viu ontem Atalanta x Roma? A atuação deles… É um time inacreditável que pode te vencer! Eu me lembro anos atrás as pessoas rindo que pegamos o Borussia Dortmund… “Fácil para o Manchester City” disseram. Veja agora! Eu adoraria estar na posição do Borussia Dortmund nesse momento para jogar a final da Champions League em Wembley dentro de poucas semanas. Então fazer o que fazemos é entediante? Não mesmo, é muito difícil.
Voltando a falar sobre a disputa da Premier League, competição que Guardiola tem a chance de ganhar pela quarta vez seguida, o treinador ressaltou que não se trata de dinheiro.
— Antes falavam que era por causa do dinheiro. Se essa fosse a razão, o Manchester United deveria ter vencido todos os títulos. Todos. O segundo? Chelsea. Todos os títulos. E o terceiro? Arsenal. Todos os títulos. Eles gastaram muito mais dinheiro do que nós nos últimos cinco anos Eles deveriam ter conquistado tudo, mas não conquistaram. Por essa razão, o Girona não deveria ter conquistado vaga na Champions no Campeonato Espanhol. O Leicester não deveria ter vencido a Premier League há alguns anos. E agora é entediante? Não é entediante. É muito difícil estar aqui toda temporada.
Como o Manchester City é tão dominante?
Em 14 temporadas completas como treinador, os times de Pep Guardiola venceram suas respectivas ligas nacionais 11 vezes. A média de pontos dos times comandados pelo técnico é de 89 e o catalão nunca ficou abaixo da terceira posição em um campeonato de pontos corridos.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13), Guardiola tentou explicar por que seus times são tão dominantes nas ligas nacionais.
— Eu não sei. Hierarquia, clubes fortes, organizações fortes, jogadores fortes e a humildade de saber a cada jogo que você pode perder. E, ao mesmo tempo, pode ganhar. A preparação para cada jogo é igual e a realidade é que a consistência existe.
O repórter Fred Caldeira, da “TNT Sports” insistiu com mais uma pergunta para tentar entender como os times de Guardiola conseguem ser tão consistentes.
— Eu não sei. Trabalhamos da mesma maneira que no primeiro dia, preparamos cada jogo como um incrível respeito pelo adversário e com a mesma fome para trabalhar. Eu exijo dos meus jogadores e eles exigem de mim. Assim vamos adiante. Não pense por um segundo no que nós fizemos ontem ou na temporada passada e agora temos esse desafio [contra o Tottenham].
Guardiola pode vencer quarto título inglês consecutivo com o Manchester City
O Manchester City enfrenta o Tottenham nesta terça-feira (14), às 16h (horário de Brasília), no Tottenham Hotspur Stadium, em rodada atrasada da Premier League, e tem a oportunidade de passar o Arsenal na tabela de classificação, assumir a liderança e ficar a uma vitória do quarto título inglês consecutivo, feito que seria inédito na história da Inglaterra.
— Nós conquistamos o direito de estar aqui nesse último mês e estou muito satisfeito de viver isso. A dificuldade existe e eu sei dela, tenho um grande respeito pelo Ange e pelo time dele desde o primeiro dia. Sei o quanto será difícil.