A passagem de Pep Guardiola pelo Manchester City é histórica. A parceria rendeu muitos títulos e com domínio na Premier League, com cinco conquistas no período de sete anos. O espanhol revelou o fator que foi crucial para as campanhas históricas.
Guardiola foi anunciado como substituto de Mancini em fevereiro de 2016, assumindo os Sky Blues oficialmente em julho. Desde então, são 13 títulos nacionais e três internacionais, incluindo a inédita Champions League para o clube.
O responsável pelo sucesso de Guardiola
O Manchester City de Guardiola protagonizou uma rivalidade histórica com o Liverpool de Klopp. O espanhol levou a melhor nas disputas pelos títulos, mas contaram com ótimos duelos, como em 2018/2019, com o City sendo campeão da Premier League com 98 pontos e os Reds em segundo com 97.
Em entrevista para a “TNT Sports”, o catalão revelou que os cinco títulos da Premier League são especiais, principalmente pelas disputas com o Liverpool.
— A razão pela qual dou um crédito incrível pelas cinco Premier Leagues que vencemos é porque estávamos lutando contra um clube de futebol inacreditável como o Liverpool.
Guardiola faz muitos elogios ao adversários e afirma que o sucesso na passagem pelo City não seria possível sem o Liverpool de Klopp.
— É uma honra, durante toda a minha carreira, todos sabem que Klopp me tornou um técnico melhor e o Liverpool me tornou um técnico melhor. Não há dúvida sobre isso.
Superação da derrota para o Chelsea
A pressão para o Manchester City conquistar a primeira Champions League era grande, principalmente pelo investimento do clube para montar o elenco. O título inédito veio em 2022/2023, mas o troféu poderia ser levantado dois anos antes.
Em 2020/21, o City chegou à final e perdeu para o Chelsea por 1 a 0, com gol de Havertz. Os torcedores ficaram frustrados com o resultado, mas para Guardiola, a derrota foi fundamental para o clube.
— Talvez precisássemos viver isso, especialmente neste clube, para conseguir isso. Eu não tenho nenhum arrependimento. Perdemos, eu poderia ter feito muitas coisas diferentes, mas vocês são o segundo melhor time do mundo.
Na entrevista, Guardiola revela como superou a derrota para o Chelsea e não deixou o resultado afetar as campanhas seguintes, principalmente em 2022/2023, com a tríplice coroa.
— Eles querem que você seja um fracasso ou um desastre, mas você não pode se sentir um desastre ou o segundo melhor time. Você sabe exatamente quando você está bem. Se você fizer de tudo para isso, é o suficiente.