‘Simples assim’: Guardiola cita motivo curioso para ter renovado com o City

6 minutos de leitura

A novela sobre o futuro de Guardiola está oficialmente encerrada. O Manchester City anunciou a renovação surpreendente do espanhol, que vai completar mais de uma década no comando do time.

As especulações de diferentes veículos da imprensa inglesa apontavam para a saída de Guardiola do City. Mas, segundo o próprio, um fator foi crucial para que ele assinasse a extensão contratual.

Na terça-feira (19), o “The Athletic” divulgou a informação que o treinador havia chegado ao acordo para permanecer no City. No final da tarde desta quinta-feira (21), o clube anunciou oficialmente a permanência de Guardiola. O novo contrato vale até o meio de 2027.

Por que Guardiola renovou com o Manchester City

O Manchester City está em um péssimo momento de sua história recente. São quatro derrotas seguidas e o recorde inclui eliminação na Copa da Liga Inglesa, goleada para o Sporting e ainda viu o Liverpool abrir cinco pontos de vantagem na Premier League. A última vez que isso aconteceu foi em 2006, antes da “era rica” do clube.

Junto com o anúncio da renovação, o Manchester City divulgou uma entrevista com Guardiola. Na conversa, o treinador explicou que o momento conturbado do clube foi crucial para assinar o novo contrato.

— Senti que não podia sair agora, simples assim. Não me pergunte o motivo. Talvez as quatro derrotas tenham sido o motivo pelo qual senti que não podia sair. Toda vez que assino o contrato, digo: ‘Ok, esses são os últimos dois (anos)’, e depois que assino (outro) contrato, digo: ‘Ok, os últimos dois’, e ainda estamos aqui.

Guardiola chegou no Manchester City em 2016. Com o novo contrato, ele vai completar 11 anos no cargo, o quarto mais longevo. Ernest Mangnall (12), Les McDowall (13) e Wilf Wild (14) lideram o quesito.

Guardiola quer mais títulos com o City

A parceria trouxe o reinado do Manchester City no futebol inglês. São seis títulos da Premier League, sendo quatro consecutivos, cinco Copa da Liga Inglesa, uma Champions League em total de 18 troféus. Mas o treinador quer mais.

— Primeiramente é porque ganhamos muito, senão você não ficaria 11 anos nem aqui em um lugar onde eu sinto amor. Aqui está um negócio e você tem que vencer e ter um contrato, mas eu sei que se você não vencer talvez eu não continue.

Pep Guardiola, técnico do Manchester City
Pep Guardiola, técnico do Manchester City (Foto: Imago)

Na entrevista, Guardiola aproveitou para se declarar para o City e indicou quando será o momento que vai deixar o clube.

— Gosto de estar aqui. Gosto do meu trabalho. Gosto de ser o técnico deste clube. Eu disse muitas vezes, há muitos e muitos anos, que no momento em que eu não tiver mais esse sentimento, mesmo sob contrato, ligarei para meu presidente e CEO e direi que o melhor para o clube agora é que eu tenho que sair. Não tenho esse sentimento agora.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.