A “era Pep Guardiola” no Manchester City pode estar chegando ao fim? De acordo com reportagem desta sexta-feira (19) do “Relevo”, veículo espanhol de grande credibilidade, o clube entende cada vez mais que a continuidade do treinador após o fim do atual vínculo não está garantida.
Guardiola tem contrato no Etihad Stadium até junho de 2025, mas há certo pessimismo no ambiente da equipe sobre uma possível renovação. A inesperada saída de Jürgen Klopp do Liverpool acendeu uma luz sobre o desgaste de treinadores em trabalhos de alto nível devido à intensidade posta por eles.
Por que Guardiola pode sair do Manchester City?
- Segundo o site “Relevo”, o sentimento da direção do Manchester City é de que Guardiola pode ir embora da Inglaterra quando seu vínculo chegar ao fim;
- Uma série de fatores levaria o profissional decidir encerrar o ciclo no atual campeão da Treble;
- Apesar da obsessão e da grande motivação de Guardiola com a profissão, a vida pessoal pode ser um pesar. O treinador está há muitos anos vivendo longe da família;
- Isso tudo acarreta em um cansaço mental e físico que transparecem em determinadas aparições públicas do catalão de 53 anos.
Por outro lado, o excelente relacionamento de Guardiola com a administração e com a alta cúpula do Manchester City podem virar o jogo. O treinador tem total autonomia para desenvolver seu trabalho.
Fato é que, aconteça o que acontecer nos próximos anos, o dever do espanhol no City foi cumprido. No clube desde 2016, ele venceu a sonhada Champions League, conquistou outros 15 títulos até o momento e fundamentou a tão sonhada filosofia de jogo do clube inglês.
Mas… o cenário pode piorar no Etihad: Txiki Begiristain, diretor-esportivo do clube e uma das “cabeças” do projeto também pode deixar Manchester.
O candidato a suceder Guardiola no Manchester City
Perder Guardiola seria um baque duro, mas o Manchester City está, dentro do possível, tranquilo quanto a isso. Internamente, o clube entende que o modo de trabalho bem definido nos últimos anos pode guiar a equipe ao sucesso com ou sem o treinador, apesar de toda sua genialidade.
A equipe já desenvolve os primeiros pensamentos de com seria o pós-Guardiola. Nesse cenário, surge o nome de um possível sucessor: Míchel, técnico do Girona.
Ainda de acordo com informações do “Relevo”, o candidato à solução caseira é muito bem visto nos bastidores do time. Para o City, Míchel reúne algumas das principais características de Pep Guardiola, como carisma, estilo tático e perfil de trabalho.
Aos 48 anos, o ex-jogador tem se destacado pelo brilhante trabalho do Girona, clube parte do Grupo City e que ocupa a terceira posição em La Liga de maneira surpreendente. Antes de assumir seu atual time, em 2021, ele passou por Rayo Vallecano e Huesca.