Pep Guardiola está em um momento muito conturbado no Manchester City. São cinco derrotas consecutivas e o treinador apontou os culpados pela fase de sua equipe.
Neste sábado (23), o City foi goleado por 4 a 0 para o Tottenham em casa. Para piorar, pode ver o Liverpool abrir oito pontos de vantagem na liderança da Premier League em caso de vitória do time comandado por Arne Slot. Reds e Citizens se enfrentam na próxima rodada, no domingo (1), às 13h (de Brasília).
Guardiola lamenta lesões dos jogadores
As lesões estão afetando as estrelas do City. A principal ausência é de Rodri, considerado o pilar do meio-campo da equipe. O espanhol rompeu o ligamento do joelho direito em setembro e está fora da temporada. Stones, Kevin De Bruyne e Jack Grealish também passaram pelo departamento médico.
Depois da derrota para os Spurs, Guardiola conversou com a “Sky Sports” e destacou que as lesões e o retorno dos jogadores convocados afetaram o rendimento de sua equipe.
— Os jogadores voltaram tarde (das seleções). Houve algumas razões pelas quais não conseguimos ser consistentes. Agora o equilíbrio não está no momento certo. Claro que Rodri é importante, mas sabíamos disso há muitos meses. Mas Stones só pode jogar 45 minutos. Jack (Grealish) se machucou muitas vezes. Kevin, dois meses e cinco meses (lesionado).
O próximo compromisso do City é na terça-feira (26), novamente em casa, contra o Feyenoord pela Champions League. “Temos que conversar e tentar quebrar essa sequência de derrotas”, acrescentou o treinador.
Questões táticas são um problema no City?
O City começou a partida contra o Tottenham com oportunidade de construir uma goleada antes dos dez minutos de bola rolando. Mas a falta de efetividade da equipe fez com que o cenários se invertesse e os Spurs não desperdiçaram as oportunidades de balançar a rede.
Guardiola tem trabalha para conseguir adaptar a sua equipe e conseguir reverter o momento. Contra os Spurs, ele optou pela pressão em linha alta, algo que funcionou nos primeiros minutos. Mas para o treinador, em declaração para a “BBC”, a questão tática não é um problema no City.
— Começamos muito bem, como sempre, mas não conseguimos marcar e depois disso sofremos gols. Eu diria que não é uma questão de tática quando você perde esses tipos de jogos. Há detalhes, é claro, mas essa situação é como você reage em alguns momentos.
Embora não esteja em uma ótima fase, Guardiola está confiante na recuperação na temporada.
— Não existem contos de fadas na vida e no esporte, às vezes você tem que viver essas situações. Você tem que aceitar. Você não pode culpar um ao outro, fique junto, continue fazendo o que fizemos. Fugir? Absolutamente não, temos que nos levantar mais do que nunca.