Guardiola passa por problema de urgência, deixa o Manchester City e já tem substituto definido

4 minutos de leitura

O técnico espanhol Pep Guardiola é a grande estrela na engrenagem do Manchester City, mas ficará de fora dos jogos da equipe a partir da próxima partida. O comandante foi submetido a uma cirurgia e será substituído por seu auxiliar-técnico.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (22), o Manchester City revelou que Pep Guardiola passou por uma cirurgia de emergência nas costas. O treinador vinha sofrendo com fortes dores no local e teve que ser submetido ao procedimento liderado pela médica Dra. Mireia Illueca. A operação, porém, foi considerada um sucesso e o técnico irá realizar sua recuperação em Barcelona, na Espanha.

A tendência é que Pep Guardiola só retorne aos trabalhos após o fim da próxima Data Fifa, marcada entre os dias 4 e 12 de setembro. Com isso, o treinador deve ficar fora de dois jogos dos Citizens na Premier League, contra Sheffield United, no próximo domingo (27), e Fulham, no dia 2 de setembro. A expectativa é de que o espanhol volte à área técnica do Manchester City para o embate do dia 16 de setembro, contra o West Ham.

Nesses dois compromissos com Guardiola fora, o atual campeão do treble será comandado por um auxiliar-técnico. O Manchester City desejou prontas recuperações ao técnico e quer vê-lo novamente em breve na Inglaterra.

Quem é Juanma Lillo, substituto de Guardiola no Manchester City?

O técnico interino dos Sky Blues no período de ausência de Pep já está definido. Juanma Lillo, seu fiel escudeiro, terá a missão de substituí-lo durante os momentos de afastamento. A função, no entanto, não será um problema para ele, que possui longa trajetória como treinador.

Lillo também espanhol e tem 57 anos. Desde 1981 comanda equipes profissionais, e já chegou em trabalhar em times destacáveis como Real Sociedad. Zaragoza, Atlético Nacional e Vissel Kobe. Em 2005, o auxiliar se tornou técnico do Dorados de Sinaloa, do México, último clube em que Guardiola atuou como jogador profissional. No período, o comandante do City foi ao clube mexicano passar um período de estágio com Juanma. Após isso, passou a se inspirar no compatriota e o teve como inspiração para iniciar sua carreira gerencial.

Juanma Lillo trabalhou no Manchester City entre 2020 e 2022, quando saiu para assumir o Al-Sadd. A pedido de Pep Guardiola, ele retornou ao Etihad Stadium no início deste mês e voltou a compor a comissão técnica. Na ocasião da contratação, o ex-Bayern e Barcelona não poupou elogios para descrever o colega.

— “Sempre fui inspirado por ele, seu conhecimento de futebol, sua inteligência e sua humanidade o marcam como uma pessoa muito especial em minha vida e temos uma ideologia compartilhada –, comentou.

Juanma Lillo
Juanma Lillo pelo Manchester City – Foto: Icon Sport
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.