Em sua primeira final de Mundial de Clubes da história, o Manchester City venceu o Fluminense por 4 a 0 na última sexta-feira (22) e garantiu o quinto título do ano. Depois do triunfo, Pep Guardiola falou sobre “o fim de um ciclo” no clube.
Agora, o treinador catalão tem 16 títulos com o clube inglês desde que chegou ao Etihad Stadium, em 2016, e “zerou” o futebol com o City: venceu todas as competições que disputou com a equipe azul.
Fim da era Guardiola?
O técnico catalão sente que a mais recente adição à prateleira sob sua liderança marca um momento significativo na história do clube. “Tínhamos a sensação de que fecharíamos o capítulo, ganhamos todos os títulos, não há mais nada para ganhar“, disse.
— Tive a sensação de que o trabalho estava feito, acabou. Enzo [Maresca] nos ajudou a vencer a tríplice coroa, Mikel [Arteta] em minha equipe, todos os jogadores desde o primeiro dia. Vincent [Kompany] a Kyle [Walker] como capitães, todos os jogadores nos ajudaram a conquistar algo incrível e a estar aqui e jogar este torneio – afirmou Guardiola.
No entanto, apesar de caminhar para um discurso de despedida — o que já vinha sendo alvo de debate na Inglaterra –. o técnico do Manchester City prosseguiu dizendo que, agora, é o momento de “começar de novo” dentro do próprio clube:
— Os últimos oito anos acabaram. Hoje celebramos no avião, amanhã descansamos, tentamos comprar um novo livro e começamos a escrever histórias bonitas. Os jogadores lá fora ainda estão com fome e motivados.
Ele ainda comemorou por todos que passaram pelo City e incluiu funcionários do clube no título: “Estou muito feliz por muitas pessoas no clube. É um dia bonito, bonito. Eu nunca poderia pensar quando chegamos em Manchester que poderíamos fazer isso e terminar com o Mundial”.
Sequência no Manchester City
O gol de Alvarez aos 88 minutos encerrou um ano quase impecável para o City, que conquistou cinco grandes honras em 2023. Houve um momento preocupante para a equipe quando Rodri foi alvo de uma divida de Alexsander, que deixou a estrela portuguesa agarrando o joelho de dor e preocupou a sequência dos Citizens.
Depois de sair mancando do campo após tratamento, ele tentou continuar, mas estava claramente desconfortável ao cair rapidamente no gramado e segurar a cabeça com as mãos. Mas, em um momento de alívio para Guardiola e os torcedores, Rodri saiu confortavelmente para a cerimônia pós-jogo sem ajuda para receber sua medalha e o troféu de jogador do torneio.
Ele deixou o estádio com uma joelheira, mas está confiante de que não é nada sério após um momento assustador: “Eu tive muita sorte hoje. Foi uma das piores entradas da minha carreira”, disse à Sky Sports após o jogo.
— Eu estava com muito medo porque senti meu joelho, mas felizmente não foi nada. Eu disse ao jogador (do Fluminense): ‘Você não pode fazer esse tipo de ações.’ Hoje, ganhei mais do que um troféu. Volto para casa em segurança, mas estava muito perto de chorar. Fiquei muito preocupado, mas não é nada – afirmou o volante.
O último troféu do City foi uma distração bem-vinda para o clube que tem enfrentado dificuldades no cenário doméstico ultimamente, já que venceram apenas uma de suas últimas seis partidas na Premier League. Ocupando a quarta posição na tabela e cinco pontos atrás do líder Arsenal, a equipe de Guardiola terá um descanso neste fim de semana antes de voltar à ação na liga após o Natal.