‘Last dance’ entre Guardiola e Klopp é o maior Liverpool x City da história?

10 minutos de leitura

Liverpool e Manchester City se tornou um confronto especial desde que Pep Guardiola chegou à Inglaterra e criou uma respeitosa rivalidade com Jürgen Klopp. Neste domingo (10), 12h45 (horário de Brasília), no Etihad Stadium, os dois treinadores terão provavelmente sua “última dança” juntos, já que o técnico dos Reds anunciou que deixará Anfield após nove anos.

Tradicionalmente, os dois treinadores travaram grandes duelos, em especial na temporada 2018/19, em que os Citizens conquistaram a Premier League com 98 pontos, apenas um a menos que os Reds. Naquela jornada, o enfrentamento direto entre as duas equipes terminou empatado sem gols em Anfield e com vitória azul no Etihad Stadium por 2 a 1.

Na temporada seguinte, foi a vez do Liverpool vencer a Premier League e o Manchester CIty ficar com o vice. Nos confrontos diretos, uma vitória em casa para cada lado: 3 a 1 para os Reds em Anfield e 4 a 0 para os Citizens no Etihad Stadium.

Em 2021/22, o título inglês novamente foi disputado entre Guardiola e Klopp. Naquela temporada, os dois confrontos diretos terminaram empatados em 2 a 2, e o Manchester City acabou campeão mais uma vez com um ponto a mais que o Liverpool (93 a 92).

O único confronto entre os técnicos pela Champions League aconteceu nas quartas de final da temporada 17/18. Pelo Manchester City, Guardiola viu seu time perder na ida e na volta, com shows de Mohamed Salah. Foram dois gols e uma assistência nas vitórias por 3 a 0 e 2 a 1 para os Reds. Klopp levou o Liverpool à final da competição naquele ano, mas acabou derrotado para o Real Madrid na final.

Rivalidade começou na Alemanha

Guardiola Klopp
Guardiola e Klopp em 2014 (Foto: Icon Sport)

O duelo entre Guardiola e Klopp vem antes mesmo da Inglaterra. O primeiro confronto entre os técnicos já foi em uma decisão. Em julho de 2013, Borussia Dortmund (de Klopp) e Bayern de Munique (de Guardiola) se enfrentaram pela Supercopa da Alemanha. O jogo terminou em 4 a 2 para os aurinegros no Signal Iduna Park.

Na temporada seguinte, o Borussia voltou a bater o Bayern na final da Supercopa alemã, mas também perdeu para Guardiola na final da Copa da Alemanha com dois gols na prorrogação, marcados por Arjen Robben e Thomas Müller.

Números de Klopp x Guardiola

  • 30 jogos
  • 11 vitórias de Klopp
  • 9 empates
  • 10 vitórias de Guardiola

*Klopp é o único treinador com retrospecto positivo contra Pep.

Números de Klopp x Guardiola na Inglaterra

  • 13 jogos
  • 4 vitórias de Guardiola
  • 3 de Klopp
  • 6 empates
Klopp Liverpool
Klopp vai deixar o Liverpool. Foto – Icon Sport

A revanche

Antes de Guardiola e Klopp, Manchester City e Liverpool travaram uma luta intensa pelo título inglês em 2014. Os Reds eram comandados por Brendan Rodgers e tinham Luís Suárez como seu principal jogador. Eles buscavam o fim de um jejum de 24 anos sem vencer a liga inglesa.

Faltando quatro rodadas para o fim do campeonato, Liverpool e Manchester City se enfrentaram em Anfield e os Reds venceram por 3 a 2, com Philippe Coutinho marcando o gol da vitória, que poderia ser crucial para conquistar o tão sonhado título.

Mas nas rodadas 36 e 37, o Liverpool tropeçou, perdendo em casa para o Chelsea — jogo que ficou marcado pelo escorregão de Steven Gerrard que originou o gol derradeiro nos minutos finais do jogo — e empatando com o Crystal Palace como visitante (o Liverpool abriu 3 a 0 e deixou empatar).

Nas mesmas rodadas, o Manchester City venceu Crystal Palace e Everton, chegando na última rodada dependendo só de si para erguer a taça. Com o Eithad Stadium lotado, o time comandado por Manuel Pellegrini recebeu o West Ham, enquanto o Liverpool enfrentava o Newcastle. Os Reds venceram por 2 a 1 e os Citizens também bateram o West Ham por 2 a 0 e se sagraram campeões com dois pontos a mais que o time vermelho (86 a 84).

Manchester City comemorando o título inglês de 2014
Manchester City comemorando o título inglês de 2013/14 (Foto: Icon Sport)

Além desses, em 25 de março de 1944, Liverpool e Manchester City empataram em 2 a 2 no tempo normal e o time azul venceu pelo placar mínimo na prorrogação em um jogo que valeu tanto pela North Region War League quanto pela segunda divisão. Naquele período da II Guerra Mundial, as temporadas regulares do Campeonato Inglês não aconteceram. Mas, times da mesma região se enfrentaram nas chamadas “ligas de guerra”.

A prorrogação valeu apenas para definir a classificação na segunda divisão (era disputada em mata-mata), mas o resultado da prorrogação (3 a 2) contabiliza como vitória para o City na estatística.

Maior Liverpool x Manchester City da história?

Por toda a “magia” envolvida na “última dança” de Klopp e Guardiola e por se tratar de um confronto direto valendo a liderança da Premier League, é possível dizer que o próximo duelo entre Liverpool e Manchester City é o maior da história do confronto?

Fred Caldeira, correspondente da TNT Sports na Inglaterra.

— Entendo que o contexto de ser a possível última dança entre Guardiola e Klopp somado à briga pelo título seja grande, mas o jogo vai precisar entregar muito para ser o maior. Lembro de dois que se destacam nas duas temporadas em que as equipes terminaram a Premier separadas por um ponto: em 2019 com aqueles 11 milímetros do resgate de Stones e em 2022 quando foi praticamente uma final na rodada 32. O mais legal é saber que estamos vivendo capítulos de uma rivalidade que não existia até pouco tempo atrás.

O episódio que Fred se refere é num confronto entre Manchester City e Liverpool no Etihad Stadium em 2018/19, temporada em que os dois disputavam ferrenhamente o título inglês e John Stones evitou um gol de Salah aos 17 minutos, que inauguraria o placar, por apenas 11 milímetros. A margem mínima contribuiu para a vitória dos Citizens por 2 a 1.

Victor Canedo, colunista da PL Brasil.

— Não acho que seja o maior da história porque os dois já se enfrentaram em mata-mata de Liga dos Campeões. E também porque a temporada 2018/19 foi de uma polaridade ainda maior. City e Liverpool se enfrentaram na 21ª rodada naquela oportunidade, e a vitória emocionante por 2 a 1 foi fundamental para que o City levasse o título por apenas um pontinho na batalha épica que terminou em 98 a 97. Dessa vez tem o Arsenal para dividir o foco.

Canedo tem razão ao dizer que o Arsenal “divide o foco” dessa vez. O clube londrino é o terceiro colocado da Premier League, com apenas um ponto de diferença para o segundo colocado Manchester City e dois para o líder Liverpool. Mas há quem pense diferente.

Renato Senise, repórter da “ESPN Brasil”, cobre a Premier League direto da Inglaterra há oito temporadas. Até então, sempre que o perguntava qual o jogo mais marcante do Campeonato Inglês, sua resposta era: Manchester City 2 x 1 Liverpool, em janeiro de 2019.

Renato Senise, correspondente da ESPN Brasil na Inglaterra.

— A tensão, a empolgação nas arquibancadas, os nervos à flor da pele. Nunca mais vi um jogo de Premier League como aquele. Mas acho que esse “clássico moderno” terá sua partida mais importante nesse domingo —.

Senise relembra que, além de ser o último duelo entre os dois treinadores que revolucionaram o futebol no Reino Unido, haverá um tira-teima no confronto. Caso Guardiola vença, vai empatar a disputa com Klopp — são 11 vitórias do treinador alemão contra 10 do espanhol.

guardiola klopp
Jürgen Klopp e Pep Guardiola à beira do campo (Foto: IconSports0

— O Liverpool está em reconstrução, era difícil imaginar que conseguia brigar de igual para igual com o poderoso City. É o melhor trabalho de Klopp, contra um City que parece quase invencível. E para tornar tudo ainda melhor… o Anfield. Em jogos grandes, não existe estádio melhor na Inglaterra para assistir um jogo. A atmosfera fica elétrica. O grito de gol parece mais alto e emocionante. Por tudo o que representa, esse Liverpool versus City é sim o maior e mais importante da história do confronto. É torcer para que os dois times entreguem o que se espera deles.

Num debate tão amplo e complexo, Tim Vickery traz uma reflexão definitiva ao debate. O inglês acredita que a história seguirá sendo escrita independentemente de quem esteja nos bancos de reservas.

Tim Vickery, correspondente da “BBC” e da revista “World Soccer”.

— A profundidade da rivalidade entre Liverpool e City ficou muito forte nos últimos anos, porque representa não somente uma batalha de supremacia no campo, mas também a supremacia das ideias. Essencialmente é uma rivalidade entre ideia de Guaridola e Klopp. Cada vez tem sido magnífico. Não sabemos como será com Klopp saindo de cena, mas eu acho que nos últimos anos a resposta é sempre o seguinte. Qual é o Liverpool x City mais importante da história? O próximo.

Opinião da torcida

Marco Antônio Rigotti, diretor e porta-voz do Liverpool FC Brasil

“Eu acho que o peso emocional da saída do Klopp acaba tornando isso sim. É a “The Last Dance”, esse título parece ainda mais importante, mais brigado.

Nós tivemos um City x Liverpool, no Etihad, que também acabou por valer a taça, de certa forma. Aquele em que a bola não entrou por 1.3 milímetros. Aquela bola cruzando a linha, nos daria o título.

Mas esse, com certeza, quando falarmos da Era Klopp, será lembrado. Para mal ou para bem. Espero que para bem!

Ps: em 2022, estivemos um Rodrygo de distância de ter o maior de todos, na final da UCL em Paris.”

Enzo Krieger, Secretário Geral da The Citizens Brasil e Administrador do City Xtra Português

“O maior confronto da história entre Manchester City e Liverpool foi na temporada 18/19, no Etihad Stadium, em uma vitória dos Cityzens por 2×1. Aquela foi uma temporada em que os Reds terminaram em 2º com 97 pontos e uma derrota; justamente essa para o City, campeão com 98 pontos. Além disso, podemos falar da temporada 21/22, na qual 2 empates na Premier League culminaram na mesma diferença de pontuação para outro troféu azul celeste. O jogo de domingo é, sem dúvidas, um dos mais decisivos da história dessa nova rivalidade, mas há uma diferença: é uma briga por título com uma nova variável – o Arsenal. Qualquer time desses 3 pode ser o campeão e ainda teremos um duelo entre Guardiola e Arteta. Por isso, acho o jogo do 03/01/2019 insuperável, mesmo que as expectativas para o possível último duelo entre Klopp e Guardiola sejam altíssimas.

Manchester City, de Guardiola, e Liverpool, de Klopp, protagonizaram grandes jogos nos últimos anos
Guardiola e Klopp têm dominado a Premier League nos últimos anos – Photo by Icon sport
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.