Gareth Southgate deixou o comando da Inglaterra e Pep Guardiola já despontou como nome preferido para assumir o cargo. A Associação de Futebol Inglesa (FA) está disposta a aguardar o treinador do Manchester City e elabora um plano para a contratação.
A seleção inglesa busca um novo técnico depois que Southgate deixou o cargo. O agora ex-treinador levou a seleção para duas finais consecutivas da Eurocopa, mas perdeu as decisões. A última foi a derrota para a Espanha por 2 a 1.
O plano para a contratação de Guardiola
A Federação Inglesa ainda não definiu o substituto de Southgate. Porém, segundo o jornal “Independent”, a entidade está considerando convencer Guardiola para assumir a seleção.
No entanto, o espanhol assumiria o cargo apenas em 2025. Ele está nos últimos 12 meses de contrato com o Manchester City. No final de maio, o “Daily Mail” revelou que a temporada 2024/25 seria a última do catalão na equipe.
O “The Mirror” acrescenta que o City está interessado na renovação do vínculo e pretende utilizar a disputa do Super Mundial em 2025 para fechar o acordo.
De acordo com o “Independent”, a ideia da FA é contratar um treinador que conhece a cultura do futebol inglês e da seleção nacional.
Internamente, acredita-se que Guardiola é um nome que se encaixa perfeitamente no quesito. Ele também é apontado como um dos grandes reforços para a Inglaterra quebrar o jejum sem títulos.
Há um sentimento dentro do Manchester City que o espanhol pode estar no último ano de contrato. Ele já expressou publicamente o desejo de comandar uma seleção nacional, com exceção da Espanha, pela sua ligação com a Catalunha.
Inglaterra pode ter técnico interino
Enquanto aguarda Guardiola encerrar o ciclo nos Sky Blues, Lee Carsley, técnico da seleção inglesa sub-21, será convidado para assumir o cargo interinamente. As eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo 2026 não começam antes do final de março.
Caso o espanhol opte por seguir como técnico do City, há a possibilidade de Carsley ser efetivado. A FA irá avaliar o desempenho da seleção inglesa nos próximos compromissos internacionais.