Guardiola indica técnico da Premier League ao Barcelona

4 minutos de leitura

O Barcelona segue em sua saga para encontrar um substituto para Xavi. O treinador do time catalão anunciou no fim de janeiro que permanece na equipe apenas até o fim da temporada e, enquanto isso, o presidente Joan Laporta se adianta para buscar um novo comandante no mercado.

E de acordo com a “Catalunya Radio”, o dirigente buscou a opinião de um antigo conhecido para pedir conselhos. Segundo a informação repercutida pelo site espanhol “Mundo Deportivo”, Laporta perguntou a Guardiola quem ele acredita que seria um bom sucessor.

Conforme noticiado pela rádio catalã, antes da morte do ídolo holandês Johan Cruyff morrer, o presidente do Barça sempre o consultava sobre “decisões esportivas importantes”. Isso ficou estabelecido quase como uma regra por causa da amizade dos dois.

Na ausência do craque histórico dos Culés, Laporta teria recorrido então a Pep Guardiola para pedir sua sua opinião sobre quem deveria ser o seu novo treinador. E a resposta do técnico do Manchester City trata-se de um companheiro de Premier League: Roberto De Zerbi, treinador do Brighton.

De Zerbi tem aprovação da direção do Barça, mas finanças atrapalham

Em fevereiro, o jornal “As” havia noticiado que o nome de De Zerbi foi aprovado por todos os membros da comissão esportiva do Barcelona, incluindo Deco e o próprio Laporta.

Porém, o Barça não deve ter vida fácil para tirar o italiano da Premier League. De Zerbi tem contrato com o Brighton até 2026 e o clube exige uma multa rescisória de 15 milhões de euros (R$ 80 milhões) para quem quiser contratá-lo antes desse prazo. Esse valor pode representar um problema por um clube, que ainda tenta equilibrar o caixa depois de sofrer com problemas financeiros.

De Zerbi, técnico do Brighton
De Zerbi, técnico do Brighton (Foto: Icon Sport)
Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.