Pep Guardiola construiu uma história campeã no futebol inglês. No comando do Manchester City, o técnico catalão quebrou recordes. Apenas na Premier League são seis títulos, sendo quatro de forma consecutiva.
O impacto do treinador vai além do Manchester City. Indo da Premier League até as escolinhas de futebol local e a seleção inglesa.
Conversando ao podcast “Tomando Uma”, do Futeboteco, o jornalista da “ESPN” João Castelo-Branco explicou como o treinador espanhol mudou a cultura do futebol inglês.
— O estilo de jogo que a gente vê na Premier League e na seleção é muito influenciado pelo Guardiola desde que ele chegou. Você vê o estilo na base, na escolinha, com times pequenos usando o estilo de posse de bola, de toque e do goleiro participar do jogo.
Na entrevista, João Castelo-Branco comparou o treinador do City com outro nome histórico da Premier League. Arsène Wenger comandou o Arsenal de 1996 até 2018, mas a trajetória pelo país é semelhante ao do catalão.
— Wenger revolucionou não só o jeito de jogar, mas os métodos de treinamento, jogador ser mais profissional e de dietas. Quando ele chegou, os jogadores saíam pra beber com os torcedores no pub depois do jogo. Comiam qualquer coisa. Wenger introduziu métodos revolucionários pra época. Então dá pra comparar com o impacto do Guardiola.
Guardiola na seleção inglesa
A despedida da dupla pode estar se aproximando. O treinador está no último ano de contrato. Para Castelo-Branco, o espanhol vai deixar o City no final da temporada e pode assumir a seleção inglesa.
— Ele já deixou claro em entrevista que treinar seleções é um desafio que ele quer ter. Ele está adaptado ao país, conhece todos os jogadores e tem um bom time. O talento inglês é impressionante. Eu acho que encaixa muito.
Recentemente, o “Independent” revelou que a Associação de Futebol (FA) quer a contratação de Guardiola para a seleção inglesa. A Federação Inglesa está disposta a aguardar o treinador ficar sem contrato com o City. Porém, segundo o “The Times”, Eddie Howe é outro candidato para o cargo.