Guardiola dá forte opinião sobre polêmica de rival e arbitragem: ‘Nunca sei quem é’

5 minutos de leitura

O Manchester City enfrenta o Nottingham Forest, neste domingo (28), pela 33ª rodada da Premier League 2023/24. Este será o primeiro confronto dos Reds desde a polêmica envolvendo a arbitragem do jogo contra o Everton na rodada anterior, no qual o clube acusou o árbitro do VAR da partida de ter prejudicado a equipe por ser torcedor do Luton Town, adversário direto do Forest na luta contra o rebaixamento.

O clube chegou a soltar algumas publicações no X (antigo Twitter), informando que havia alertado a PGMOL (organização responsável pelos árbitros da Premier League) sobre esse fator antes do jogo e pedindo mais transparência em torno das nomeações dos juízes.

A opinião de Pep Guardiola sobre polêmica de rival envolvendo arbitragem

Prestes a enfrentar o Forest, Pep Guardiola foi questionado sobre o caso na coletiva de imprensa anterior à partida nesta sexta-feira (26).

O treinador do City foi enfático em dar sua opinião sobre as polêmicas envolvendo árbitros que se tornaram comuns na atual temporada da Premier League, desde a sua primeira rodada. Ele revelou que nunca sabe quem é o árbitro antes da partida e que só os reconhece quando chega no gramado.

— Escute, eu vou ao jogo e nunca, jamais sei quem é o árbitro e quando vejo o rosto, penso ‘Ah, me lembro daquele rosto’…

Guardiola acrescentou que não gosta de comentar sobre esse tema, preferindo apenas aceitar os erros quando acontecem e seguir em frente, já que não tem tempo para isso.

— Nunca na minha vida falei dos árbitros antes, durante e depois (dos jogos). Nunca, nunca, nunca. Se eles erram, eles erram, a gente fica triste, e quando decidem a nosso favor, ‘Ah, tivemos sorte’.

— Eu não perco meu tempo. Meu tempo é curto. A cada três dias tenho que economizar ou escolher exatamente o que fazer com meu tempo. Não perco um segundo (pensando) nos árbitros, e acho que especialmente, especialmente, especialmente, especialmente quando perdemos. Provei isso por muitos anos aqui neste país.

Guardiola volta a elogiar desempenho de Foden e dá dica ao jovem

Phil Foden está entre os jogadores mais importantes do Manchester City nesta temporada. O jovem é o vice-artilheiro do clube na Premier League, com 16 gols — sendo dois deles marcados na partida contra o Brighton, nesta quinta-feira (25) –, e está entre os líderes de todos os quesitos do ataque Citizen.

Guardiola foi questionado sobre o desempenho do atacante nesta temporada e aproveitou para elogiar o garoto mais uma vez, mas também deu uma importante dica.

— Eu disse muitas vezes, Phil está (jogando) em sexta marcha. Mas ele não pode jogar o tempo todo na sexta marcha. Ele tem que jogar com a segunda, ou a terceira. E acho que com o tempo ele aprenderá isso. Hoje foi muito melhor do que os dois ou três jogos anteriores. ‘Tudo é tão rápido’, não! No futebol, às vezes você tem que dizer ‘Mais devagar’, para depois ser mais rápido, para surpreender o adversário.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.