Guardiola é sincero sobre possível mudança no Fair Play Financeiro da Premier League

4 minutos de leitura

A Premier League pode realizar uma mudança drástica no Fair Play Financeiro e mudar o cenário da próxima janela do mercado de transferências. Guardiola foi sincero sobre o assunto ao ser questionado em entrevista coletiva nesta sexta-feira (5).

A janela de janeiro foi a menos agitada dos últimos anos muito por conta do receio dos clubes em violar as regras de Lucro e Sustentabilidade, o Fair Play Financeiro da Premier League. Everton e Nottingham Forest foram punidos com dedução de pontos na atual temporada e já recorreram das decisões.

A liga cogita a partir do próximo ano aplicar uma “taxa de luxo” por violações financeiras, mas não se pronunciou oficialmente.

— Não tenho opinião. O que eles decidirem está bom para mim. Não tenho opinião.

Na quinta-feira (4), o “Mail Sport” divulgou que a Premier League está avaliando abolir a dedução de pontos. A ideia é criar uma “taxa de luxo” que será aplicada aos clubes que ultrapassarem os limites financeiros de transferências. Isso permitiria que as equipes contratem mais jogadores e movimentem a janela de transferências.

Ainda segundo informações do jornal inglês, o valor arrecadado com a “taxa de luxo” seria redistribuído para os clubes da Premier League que cumprissem a regra.

Guardiola critica calendário

Guardiola também foi sincero sobre o calendário no final da temporada. O Manchester City está em uma sequência importante nas próximas semanas, enquanto busca a tríplice coroa na temporada.

No intervalo de 15 dias, o City irá entrar em campo cinco vezes. O primeiro compromisso é neste sábado (6) contra o Crystal Palace às 8h30 (horário de Brasília) pela Premier League. Em seguida, viaja até a Espanha para encarar o Real Madrid na terça-feira (9), às 16h (horário de Brasília) pela Champions League.

Pep Guardiola Manchester City
Foto – Icon Sport

— Jogamos contra o Crystal Palace às 12h30 (horário de Londres) de um sábado, perfeito, mais tempo para o próximo jogo contra o Real Madrid para nos recuperarmos. Depois jogamos no sábado na FA Cup. Ok, não é justo, mas vamos fazer isso.

O calendário com poucos dias de recuperação é algo que os jogadores estão habituados. Na entrevista, Guardiola acrescenta que os jogadores sabem o que precisam fazer para superar esse desafio.

— Estamos habituados. Durante muitos anos foi assim. Jogamos um jogo de cada vez e não desistimos. Estamos habituados a jogar a cada três dias, todos os meses. Não é que nós somos novos nas competições europeias. Os jogadores sabem disso e se controlam.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.