Guardiola: ‘É um jeito fantástico de ser derrotado’

4 minutos de leitura

O Manchester City foi eliminado da Champions League 2023/24 pelo Real Madrid, nos pênaltis. Assim como o jogo de ida das quartas de final, a partida de volta terminou empatada, mas os espanhóis bateram os ingleses por 4 a 3 nas penalidades máximas e seguem para a semifinal do torneio europeu.

Após o jogo, Pep Guardiola deu seu ponto de vista sobre a eliminação. Apesar de a jornada dos Citizens rumo ao bicampeonato da Liga dos Campeões ter sido interrompida, o treinador falou sobre a derrota nos pênaltis em tom positivo.

Guardiola: “É um jeito fantástico de perder”

O Manchester City dominou o jogo e mal deixou o Real Madrid incomodar Ederson no gol. No entanto, a defesa dos merengues foi extremamente eficaz em parar Kevin De Bruyne e Erling Haaland, levando o jogo para os pênaltis.

Na entrevista coletiva após o jogo, Guardiola parabenizou os jogadores pela atuação. Apesar de ter dito que perder dessa forma é doloroso, relatou que o time fez tudo o que podia ser feito e que mostraram que são capazes de jogar “contra um time grande”, citando o ídolo Johan Cruyff.

— Johan Cruyff disse que a sorte não existe, concordo. Perder assim dói. Nos sentimos mal, mas fizemos tudo o que podíamos. O que posso dizer a estes jogadores? Mostramos que podemos jogar contra um time grande. O que mais poderíamos ter feito?

“Fizemos de tudo para quase conseguir (a classificação) e perder assim dói, mas que maneira fantástica de perder…”

Pep Guardiola

O treinador revelou ter dito aos jogadores que precisariam estar em sua melhor forma para jogar contra o Real e entende que eles o fizeram de forma “excepcional”. O grande problema foi não ter conseguido transformar isso em gols no tempo normal.

— Sempre digo que, como treinador, o que importa é marcar mais e sofrer menos (gols) e fizemos tudo. Jogamos de forma excepcional, mas infelizmente não conseguimos vencer.

— Às vezes você pode vencer nos pênaltis e às vezes não. Mas no jogo não aproveitamos as chances que tivemos, apesar de termos defendido realmente. Todos tiveram um desempenho de alto nível. Dissemos que teríamos que estar no nosso melhor para jogar contra o Real Madrid e eles estavam.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.