No final da temporada passada, o técnico Pep Guardiola disse que estava “mais perto de sair do que de ficar” no Manchester City, gerando medo entre os torcedores. O contrato do treinador com o clube inglês dura até 2025.
Depois de voltar de férias, ele confirmou que está animado para a próxima temporada e, na última sexta-feira (26), disse que “se você ama o que faz, por que deveria parar?”.
Na última sexta-feira (26), Guardiola deu outra entrevista coletiva no centro de treinamento do New York City, clube norte-americano do Grupo City, em que deu uma visão mais clara sobre seu futuro. Ele afirmou que adoraria estar com o Manchester City no novo Mundial de Clubes, que inicia depois do seu atual contrato expirar.
Guardiola também disse que nunca falou que queria ir embora, apenas que não ficará mais oito temporadas no Manchester City.
— Estou há oito anos no Manchester City e não ficarei aqui mais oito anos, é por isso que estou mais perto de sair do que ficar. Mas eu não disse que estou saindo. Nunca, jamais. Eu diria. Quando eu estiver saindo, direi que estou saindo. Mas eu não disse. Falamos com o clube e dissemos que são muitos anos, então veremos o que vai acontecer, mas não descarto estender o contrato. Quando disse que adoraria ficar é porque adoraria ficar.
O técnico catalão chegou ao Manchester City em 2016 e se tornou o maior treinador da história do clube, vencendo todos os títulos possíveis com os Citizens, incluindo seis de Premier League, um de Champions League, um de Mundial de Clubes e dois de Copa da Inglaterra.
— Nove anos no mesmo clube é uma eternidade. Quero ter certeza de que é a decisão certa, não só para mim, mas para o clube. A decisão certa para os jogadores. Se eles correrem como já correram por oito anos, não importa a competição, é isso que eu tenho que ver e isso é tudo.
Guardiola não deu um prazo para tomar alguma decisão, mas frisou que vai conversar com todas as partes envolvidas antes e depois de se decidir.
— Quando decido que acabou, primeiro falo com meu diretor esportivo, meu presidente e meu CEO, essa é a primeira coisa. Eu nunca daria um passo sem que meu clube não soubesse. Sou incrivelmente grato, até demais, não gostaria de dar um passo que pudesse causar um problema na forma como o faço. Vamos conversar.
Reforços no Manchester City
O Manchester City anunciou apenas um reforço para a próxima temporada: Savinho. E parece que o gigante inglês parou por aí no mercado.
— Mais contratações depois do Savinho? No momento, não… Se no final alguém for embora, talvez. Mas se ninguém for embora, acho que ficaremos como estamos — afirmou Guardiola.