Pep Guardiola é um gênio do futebol e já é considerado um dos maiores técnicos da história do esporte. Mas o espanhol planeja dar um passo à frente e pode usar toda sua sabedoria para ser presidente de um gigante europeu.
Já pensou? Guardiola revelou ter planos para voltar ao Barcelona futuramente no cargo máximo do clube: a presidência. Em papo com Aitana Bonmatí, durante um documentário sobre a jogadora, o treinador do Manchester City deixou escapar essa intenção.
Guardiola como presidente do Barcelona?
Aitana Bonmatí é jogadora do Barcelona e atual vencedora da Bola de Ouro, além de ter vencido a Copa do Mundo Feminina no ano passado com a seleção espanhola. Ela disse a Guardiola que gostaria de ser diretora esportiva do clube catalão quando deixar os gramados. O comandante dos Citizens destacou que será o presidente e a contratará para a função administrativa.
O diálogo entre Pep Guardiola e Aitana Bonmatí
Aitana: Eu estarei ali (como diretora esportiva), e como você treinará até os 80 anos…
Pep: Eu viria grátis, não sofra. Não seria uma questão econômica. Mas aqui haverá um problema que devo te avisar: eu serei o presidente e vou te contratar como diretora esportiva.
Aitana: Talvez quando deixe de treinar aos 80 anos.
Pep: Não, não. Eu disse que poderia treinar até os 80 anos. Veremos quem fará a proposta a quem.
https://x.com/esport3/status/1782897770006806615
O desejo de Bonmartí seria ser diretora esportiva do clube em geral, não apenas da categoria feminina. A meio-campista de 26 anos sente falta da presença de mulheres em cargos de confiança no futebol.
— Quero ser diretora do clube. Ainda falta avançar no futebol no sentido de que há poucas mulheres em cargos importantes.
A história de Guardiola no Barcelona
Apesar de ser extremamente identificado com o City, Guardiola tem o Barcelona como o clube de sua vida. E isso não acontece exclusivamente por sua passagem como treinador. Ele é nascido na Catalunha e deu seus primeiros passos no esporte dentro do clube blaugrana.
Revelado pelo Barça, jogou por mais de dez anos no clube, foi campeão da Champions League de 1992 e se tornou um ídolo da torcida. Como técnico, se consolidou ainda mais e construiu um dos maiores times da história do futebol, entre 2012 e 2008. Mais do que as conquistas, o “tiki-taka” de Guardiola se tornou uma filosofia de jogo revolucionária no esporte.
Recentemente, a imprensa espanhola pontuou que a passagem do treinador pelo Manchester City poderia se encaminhar para os últimos capítulos pela exaustão que Guardiola atravessa. O contrato do técnico no clube tem validade até junho de 2025.