Guardiola desabafa após 4 jogos sem vencer: ‘O clube precisa de…

6 minutos de leitura

Vindo de uma sequência de quatro jogos sem vencer na Premier League, o Manchester City de Pep Guardiola entra em campo neste domingo (10), contra o Luton Town, em busca de uma vitória para se recompor no G4 e voltar a colar na briga pela liderança.

Se os três primeiros jogos dessa sequência terminaram empatados, o último acabou em uma sonora derrota do Aston Vila. A equipe de Unai Emery dominou completamente os Citizens, expondo ainda mais os problemas defensivos da equipe nesta temporada e a falta que Rodri e Kevin de Bruyne fazem na equipe.

Em entrevista coletiva anterior à partida, Guardiola desabafou sobre a “má fase” e apontou o que é necessário para voltar a ser o time vitorioso que todos estão acostumados a ver em campo.

O desabafo de Guardiola sobre o momento do Manchester City

Apesar do momento difícil, Guardiola contou que está “mentalmente forte” e que esse é um desafio necessário tanto para ele como para seus jogadores.

— Já vivemos isso muitas e muitas vezes. Há muito tempo vivemos [confortáveis] ‘como gatos’ e pensando como somos bons. Precisamos disso para dizer: ‘gente, isso é terrível!’.

O treinador revelou que já pensava na necessidade de um período difícil para “sacudir” o time, dizendo que o que fará as coisas mudarem serão suas palavras de incentivo, nem mesmo as conquistas passadas. E sim, os jogadores perceberem que seus adversários estão evoluindo.

— O clube precisava disso. Há um mês eu pensei que o clube precisava de um abalo, ser sacudido. Os maus resultados podem ajudar você a viver isso. Estou falando apenas dos maus resultados. Veja o quão difícil é o que temos feito e o quão difícil será. Apenas os maus resultados ajudam você a entender isso.

Apesar de não falar em “crise” nem algo do tipo, Guardiola alertou que o City poderia sofrer para se classificar para a próxima Champions League. Mas, novamente, ele enxerga a situação como um motivador para que as coisas mudem, entendo que ainda “há muitos jogos pela frente”.

— O clube, toda a organização, [sabem] que podemos ficar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada. Temos que trabalhar muito. Precisamos disso depois do que aconteceu nos últimos anos. Senão, nada vai mudar.

“Tenho que encontrar um caminho“: a vida sem Rodri e De Bruyne

Um dos grandes motivos por trás da seca do City é ausência dos meio-campistas Kevin De Bruyne e Rodri. O belga jogou apenas a primeira partida desta Premier League, sem conseguir dar sequência devido a uma lesão. Se recuperando de uma cirurgia, o camisa 17 deve voltar apenas em 2024.

Já Rodri ficou de fora em cinco jogos nesta temporada por suspensão, incluindo a derrota contra o Villa. Coincidentemente, todas as partidas sem o volante terminaram em derrotas.

Ainda assim, Guardiola insistiu em assumir a responsabilidade pelos resultados negativos, apesar de reconhecer a importância dos dois atletas em campo.

— Temos que fazer isso juntos. Kevin está aqui? Sim. Kevin não está aqui? Ok, não estamos aqui esperando. Rodri não está aqui, tenho que encontrar um jeito. A temporada passada foi quase o tempo todo com eles aqui, mas quando eles não estão, eu tenho que encontrar uma maneira de tentar sobreviver.

Luton
10/12/23 - 11:00

Finalizado

1

-

2

Man City

Luton - Man City

England Premier League - Kenilworth Road

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.