Aston Villa e Manchester City se enfrentaram neste sábado (21), em jogo válido pela 17ª rodada da Premier League. O jogo acabou em vitória do Villa, por 2 a 1.
Entre os brasileiros disponíveis para a partida, nenhum foi titular: Savinho, pelo City, estava no banco, enquanto Ederson e Diego Carlos, este pelos Villans, não foram relacionados.
Guardiola e Manchester City viraram filme repetido
O time de Guardiola tem vivido um padrão claro nos últimos jogos: fragilidade defensiva, principalmente nos momentos de pressão, que deixa o time muito exposto.
Os mandantes chegaram ao gol diversas vezes através de buracos na defesa e em situações de igualdade ou até mesmo vantagem numérica.
Foi assim que saíram os dois gols do time de Unai Emery na partida. O primeiro, inclusive, é um exemplo claro da falha.
Os Citizens sobem a marcação durante a construção adversária, mas Dibu Martínez, dentro da sua própria área, consegue encontrar Tielemans livre quase na meia-lua. Isso desencadeia uma sucessão de erros que tem sido comuns nos jogos de Guardiola.
John Stones, zagueiro, avança muito para dar combate em Tielemans, mas chega atrasado e é batido facilmente. Agora, o Villa tem um buraco enorme para aproveitar, e Morgan Rodgers e Jhon Durán, rápidos e verticais, tomam a frente.
Com dois passes rasteiros, a bola sai do goleiro até Rodgers dentro da área, em uma situação de dois contra dois, que dá a assistência para Durán marcar o primeiro.
Nas redes sociais, a torcida parecia incrédula com a situação. Alguns indignados, enquanto outros não acreditavam que um time de Guardiola poderia jogar desta forma.
This downfall of Man City is for the history books, Pep should have left when he was at the top like he left Barca, this is so humiliating for someone of his stature.
— S (@LoyleMoltisanti) December 21, 2024
Pep Guardiola's empire is crumbling! Man City's struggles are priceless! Relegation? Title contenders? The drama is real! Someone tell Pep to start updating his CV, Super Eagles might be his next gig.
— Tolluh Neozion™ (@TheNeozion) December 21, 2024
Man City are 100% going through a humiliation ritual how on earth do they keep leaving open spaces & keep on conceding the same goals
— Elingz💷 (@ElingzLULG) December 21, 2024
Má notícia para Ederson?
Enquanto o City tem sido criticado por suas falhas defensivas, Ortega é o jogador que mais recebeu elogios no duelo contra o Aston Villa.
Suas duas defesas no início do jogo, uma que tirou o gol adversário por milímetros, foram os comentários mais positivos que um jogador do time visitante recebeu nas redes sociais.
O brasileiro Ederson tem visto seu reserva entrar bem em praticamente todos os jogos do City quando foi necessário.
Por vezes, o alemão começou como titular mesmo quando o brasileiro não estava lesionado, o que pode preocupar a sequência do camisa 1.