‘Guardiola precisa atualizar seu currículo’: Crise histórica do Manchester City vira piada

6 minutos de leitura

Aston Villa e Manchester City se enfrentaram neste sábado (21), em jogo válido pela 17ª rodada da Premier League. O jogo acabou em vitória do Villa, por 2 a 1.

Entre os brasileiros disponíveis para a partida, nenhum foi titular: Savinho, pelo City, estava no banco, enquanto Ederson e Diego Carlos, este pelos Villans, não foram relacionados.

Guardiola e Manchester City viraram filme repetido

O time de Guardiola tem vivido um padrão claro nos últimos jogos: fragilidade defensiva, principalmente nos momentos de pressão, que deixa o time muito exposto.

Os mandantes chegaram ao gol diversas vezes através de buracos na defesa e em situações de igualdade ou até mesmo vantagem numérica.

Foi assim que saíram os dois gols do time de Unai Emery na partida. O primeiro, inclusive, é um exemplo claro da falha.

Jhon Durán contra o Manchester City
Jhon Durán contra o Manchester City (Foto: Imago)

Os Citizens sobem a marcação durante a construção adversária, mas Dibu Martínez, dentro da sua própria área, consegue encontrar Tielemans livre quase na meia-lua. Isso desencadeia uma sucessão de erros que tem sido comuns nos jogos de Guardiola.

John Stones, zagueiro, avança muito para dar combate em Tielemans, mas chega atrasado e é batido facilmente. Agora, o Villa tem um buraco enorme para aproveitar, e Morgan Rodgers e Jhon Durán, rápidos e verticais, tomam a frente.

Com dois passes rasteiros, a bola sai do goleiro até Rodgers dentro da área, em uma situação de dois contra dois, que dá a assistência para Durán marcar o primeiro.

Nas redes sociais, a torcida parecia incrédula com a situação. Alguns indignados, enquanto outros não acreditavam que um time de Guardiola poderia jogar desta forma.

Má notícia para Ederson?

Enquanto o City tem sido criticado por suas falhas defensivas, Ortega é o jogador que mais recebeu elogios no duelo contra o Aston Villa.

Stefan Ortega e Ederson, goleiros do Manchester City
Stefan Ortega e Ederson, goleiros do Manchester City (Foto: Ulmer/Teamfoto/Imago)

Suas duas defesas no início do jogo, uma que tirou o gol adversário por milímetros, foram os comentários mais positivos que um jogador do time visitante recebeu nas redes sociais.

O brasileiro Ederson tem visto seu reserva entrar bem em praticamente todos os jogos do City quando foi necessário.

Por vezes, o alemão começou como titular mesmo quando o brasileiro não estava lesionado, o que pode preocupar a sequência do camisa 1.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]