Pep Guardiola não escondeu a insatisfação ao ver um de seus jogadores convocados para a Data Fifa. Segundo o treinador, o atleta do Manchester City não tem condições físicas para jogar.
O City está em um momento conturbado na temporada e tem sofrido com ausência de jogadores lesionados. Somando todas as competições, são três derrotas consecutivas para o time de Guardiola, a última uma goleada por 4 a 1 para o Sporting pela Champions League.
Técnico da Inglaterra é criticado por Guardiola
Na última quinta-feira (7), Lee Carsley divulgou a sua última lista de convocados da seleção principal da Inglaterra, visto que Thomas Tuchel assume o cargo em 2025. Entre os nomes está a surpreendente convocação de Jack Grealish.
Grealish não joga há três semanas devido a uma lesão não especificada pelo clube sofrida durante um treinamento. O jogador é desfalque confirmado para o jogo do Manchester City contra o Brighton pela Premier League.
Durante a coletiva de imprensa antes do jogo contra o Brighton, Guardiola foi questionado se Grealish tem condições físicas para entrar em campo.
— Não. É uma questão para o técnico da Inglaterra. Eu não estou envolvido. Eles podem selecionar quem quiserem. Mas não, ele não está em forma. Em 17 dias ele não treinou nenhuma vez. Hoje (quinta-feira) foi seu primeiro treino e ele treinou por 20 minutos. Essa é a realidade.
Na entrevista, Guardiola destaca que gosta de ver os seus jogadores entre os convocados para as seleções, desde que todos estejam em boas condições físicas.
— As seleções nacionais sempre jogam nesse período e sempre fico feliz que os jogadores vão. Quando estão em forma e não tiveram dificuldades nas últimas uma, duas, três, quatro semanas. Eles adoram jogar com suas seleções nacionais. Quando estão em forma e não têm dificuldades no último mês. Tenho a opinião de que eles precisam se recuperar.
Por que Grealish foi convocado?
Depois da divulgação da lista, Carsley conversou com a imprensa. O técnico interino da Inglaterra destacou o fato de Grealish ter retornado aos treinos foi crucial para a sua convocação.
— Jack vem treinando no City nos últimos dias. Então, esperamos avaliá-lo quando ele chegar ao centro de treinamento. Jack está na mesma posição que talvez quatro ou cinco outros jogadores, e há dúvidas sobre se eles estarão envolvidos ou não. Tentamos dar a eles o máximo de tempo possível.
A seleção inglesa vai realizar mais uma avaliação física dos atletas no domingo (10) e Carsley não descarta a possibilidade de fazer cortes entre os convocados.
— Temos quase uma lista de espera pronta, que se perdermos dois ou três jogadores, somos capazes de substituí-los. E eu acho também, não acho que esta seja a época do ano para apostar, ou arriscar com jogadores. Se houver um risco de que eles não estejam em forma, não vamos arriscar.