O técnico Pep Guardiola concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (18) com respostas curiosas sobre as mudanças nos bastidores do Manchester City e quanto ao seu futuro incerto no clube. O City enfrenta o Wolverhampton, neste domingo, às 10h (de Brasília), fora de casa, pela Premier League.
No último dia 8, saiu a notícia que o diretor de futebol Txiki Begiristain deixará o Manchester City ao final da temporada. Trata-se do braço direito de Guardiola, que montou o projeto vencedor do clube e que também foi vitorioso com Pep no Barcelona.
— Uma parte de mim está indo embora, eu diria. Um amigo meu, um dos arquitetos para criar um dos melhores times de todos os tempos no Barcelona naquela época, e agora aqui. Eu sabia da decisão há muito tempo, por motivos familiares e pessoais, sei o quanto ele é grato por essa experiência aqui.
Guardiola prosseguiu sua fala ressaltando que Begiristain fará falta especialmente pela confiança que o diretor lhe dava nos momentos ruins.
— Quando está ruim eu quero destruir tudo, e o tempo todo ele dizia: “Até amanhã, tome um café”. Eu tenho a opinião de que Manchester City é tão sólido, incrivelmente bem estruturado, e tem que ser assim. Todas as famílias têm que seguir em frente [no caso de Txiki Begiristain], e o clube seguirá em frente.
A saída de Begiristain pôs ainda mais fogo na especulação de saída de Guardiola, que tem contrato com o Manchester City ao final da temporada. O treinador confessou que ainda não tomou uma decisão e que o clube não o pressiona para uma resposta .
Ele também revelou que não esperava ficar tanto tempo no clube, mas aconteceu porque ganhou muito. Em tom humorado, ele afirmou que o clima é o fator que afetará seu futuro. “Estou esperando que mude, e depois tomarei uma decisão“.
Guardiola opina sobre seu sucessor no Manchester City

Dois nomes são apontados como favoritos a suceder Guardiola no Manchester City. Rúben Amorim, que vem fazendo um trabalho fantástico no Sporting, parece estar na pole position, já que trabalha com Hugo Viana, próximo diretor de futebol dos Citizens. O outro é Xabi Alonso, que fez história ao vencer o Campeonato Alemão de maneira invicta na última temporada com o Bayer Leverkusen.
O lendário técnico catalão disse que dará sua opinião sobre o próximo técnico do Manchester City, se o clube pedir.
— Pela relação que temos e se eles pedirem minha opinião, eu darei minha opinião. Mas esse não é meu trabalho. A decisão será tomada por eles, não por mim. Ela pertence ao clube, mas se eles querem minha opinião, eu a darei a eles. Como um amigo, como pessoas que compartilham momentos inacreditáveis juntas.