Guardiola diz que quer copiar projeto de Ferguson no Manchester United

4 minutos de leitura

Mais uma vez em momentos opostos, Manchester City e Manchester United se enfrentam neste sábado (3) pela Premier League, às 12h30 (de Brasília), no Etihad Stadium. Pep Guardiola ajudou a mudar a história do lado e colocá-lo no topo do futebol inglês, algo vivido pelos Red Devils com Alex Ferguson em décadas passadas.

Pep Guardiola tem apenas mais 18 meses de contratos nos Citizens, mas indica que pode permanecer por mais um longo prazo. Isso porque, em entrevista coletiva antes do clássico, o espanhol pontuou que pretende “imitar” Alex Ferguson na produção de talentos criados nas categorias de base do clube.

Guardiola quer fábrica de talentos no Manchester City

Ao longo de seus 26 anos no United, Ferguson revelou estrelas como Paul Scholes, David Beckham e Ryan Giggs. O técnico catalão confessou que pretende dar mais espaço a atletas locais pela relação de amor que eles conseguem desenvolver com o clube.

Lembro-me que em Barcelona disputamos duas finais da Champions League contra o United, e sete dos jogadores eram da academia. O que isso significa? Que não obtivemos nenhum lucro porque eles eram muito bons e não os vendemos! Mas esse é o sonho. Jogadores que amam o clube, que nasceram aqui.

O Manchester City é um dos clubes que mais forma jogadores na Inglaterra, mas nem sempre os utiliza na equipe principal. Nos últimos anos, o clube revelou atletas como Cole Palmer, Jadon Sancho e Roméo Lavia, mas acabou vendendo o trio por falta de espaço. Guardiola falou sobre isso.

–Às vezes não é possível porque os jogadores estrangeiros são muito bons. Haaland é da Noruega. Adoraríamos ter o Erling da academia, mas é preciso investir. Vendemos muitos jogadores jovens no último ano que nos tornam sustentáveis. Talvez eles pudessem jogar aqui, mas nunca saberemos. Naquele momento eles queriam jogar.

Cole Palmer em jogo do Chelsea. Foto – Icon sport

As promessas atuais do City

Mesmo com um elenco caro, o Manchester City conta com jovens talentosos em seu time. Um deles é Phil Foden, que já deixou de ser promessa para se tornar realidade. A equipe ainda tem Micah Hamilton, Oscar Bobb e Rico Lewis surgindo como fortes esperanças.

O treinador colocou que, além da qualidade técnica, os jogadores nascidos dentro do clube possuem uma educação destacável. Segundo Guardiola, isso é fruto do bom trabalho de formação da instituição.

— O que mais me surpreende é o quão bem educados eles são. Não são apenas suas habilidades. É sobre como eles se comportam, o respeito, como ouvem. Isso significa muito. Isso vem da academia. Isso vem dos gestores. Quando não se comportam bem, não jogam.

phil foden manchester city
Phil Foden comemora gol pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.