Pep Guardiola tem sofrido com lesões de jogadores do Manchester City e busca reforçar o time para se manter na briga por mais títulos no futebol europeu.
O treinador já definiu como prioridade a contratação de meio-campistas, especialmente com o desfalque de Rodri, e colocou um brasileiro na lista de alvos do clube no mercado.
Agora vai? Guardiola ‘insiste’ em ter brasileiro no Manchester City
Guardiola “insiste” em ter Bruno Guimarães no elenco do City, de acordo com o “Daily Mail”. O brasileiro de 27 anos é o capitão do Newcastle e muito prestigiado pelo técnico espanhol.
O meia teria sido ligado a uma mudança para o time de Manchester na janela do meio de 2024, no verão europeu, mas não houve acordo.
— Guardiola ama Guimarães, e City estava pronto para propor uma transferência no verão. No entanto, os planos foram adiados. Primeiro, pela cláusula de liberação de 100 milhões de libras (R$ 768 milhões), que expirou em junho. Depois, (City) voltou as atenções para Gundogan assim que soube que o então ex-meia estava disponível para transferência gratuita —, destacou o portal.
A repatriação do alemão Gundogan, porém, não tem sido o suficiente para suprir as demandas do meio-campo. Além de Rodri, Guardiola tem o desfalque de Mateo Kovacic e, antes, também tinha Kevin De Bruyne e Jack Grealish no departamento médico.
O técnico considera que Bruno Guimarães seria importante para o time voltar a ter solidez no meio e controlar as ações. O brasileiro começou a vestir a camisa do Newcastle em janeiro de 2022, após deixar o Lyon. Desde então, são 124 jogos, com 17 gols e 19 assistências no período.
Na temporada atual da Premier League, o volante participou dos 15 jogos dos Magpies — todos como titular — e somou 13 interceptações, 74 recuperações e 110 duelos vencidos até a 14ª rodada.
O contrato de Bruno com o Newcastle termina em junho de 2028, e fontes consultadas pelo “Daily Mail” afirmaram que a ideia de Guardiola é tentar um acordo com camisa 39 na janela de janeiro ou do meio do ano de 2025.
Bruno Guimarães is the only player to win 100+ duels in the Premier League this season. 💪 pic.twitter.com/yc93EI3OKf
— Squawka (@Squawka) December 2, 2024
O técnico Eddie Howe não deve facilitar uma possível saída do brasileiro no meio da temporada europeia. No fim da campanha, no entanto, o cenário pode mudar, uma vez que o Newcastle precisa atender a regras financeiras da Premier League.
Para se ter ideia, o maior salário do elenco do clube inglês é o de Bruno, que recebe 8,3 milhões de libras por ano (cerca de R$ 60,4 milhões), conforme dados da plataforma “Capology”, especializada em finanças do futebol.
Isso significaria também que os dirigentes dos Magpies podem cobrar alto para liberar o atleta. Além do brasileiro, o espanhol Zubimendi, da Real Sociedad, e o inglês Adam Wharton, do Crystal Palace, são outros meias monitorados por Guardiola.