Agüero cita os possíveis destinos de Guardiola pós-City: ‘Podem encaixar em seu estilo’

5 minutos de leitura

O ex-jogador Sergio “Kun” Agüero analisou o futuro de Pep Guardiola após uma possível saída do Manchester City. O treinador tem contrato com o clube inglês até o fim de junho de 2025, ou seja, fim da atual temporada, e não garante a renovação do vínculo depois do período.

Neste contexto, Agüero destacou que o treinador deve optar por respirar novos ares longe do futebol britânico — ou até europeu –. Guardiola começou a carreira em uma equipe profissional em julho de 2008, ao assumir o Barcelona. Em 2013, assinou com o Bayern de Munique, onde ficou por três temporadas, até acertar com o City em 2016.

— Não existe um time do estilo de Pep (Guardiola) depois de Barça, Bayern ou City. Ele teria que fazer de novo o que fez no City, fazendo contratações, e não o vejo iniciando essa rotina novamente (por clubes), mas, sim, por uma seleção —, analisou Agüero em entrevista ao jornal espanhol “Mundo Deportivo”.

O ex-atacante é ídolo do Manchester City e foi treinado por Guardiola na equipe entre 2016 e 2021. Juntos, conquistaram três títulos da Premier League, um da Copa da Inglaterra, quatro da Copa da Liga Inglesa e dois da Supercopa da Inglaterra.

Guardiola e Kun Aguero em ação pelo Manchester City em jogo contra o Manchester United em 2018
Guardiola e Kun Aguero em ação pelo Manchester City em jogo contra o Manchester United em 2018 (Foto: PA Images/Imago)

Assim, Agüero conhece bem o treinador a ponto de colocar a seleção brasileira, a Argentina e “algumas” europeias no radar do espanhol porque “podem encaixar no seu estilo”.

— Ele teria menos trabalho diário e poderia analisar mais. Em pouco tempo poderia mostrar seu conceito de jogo a atletas que já têm talento, embora isso dependa do país que escolher —, afirmou o argentino.

Vale relembrar que o próprio Guardiola revelou ter o desejo de disputar uma Copa do Mundo no comando de uma seleção em fevereiro deste ano.

Além disso, o técnico já teve o nome ventilado no Brasil e na Inglaterra, este último especialmente para assumir o posto após a saída de Gareth Southgate em julho deste ano. A posição ficou com o alemão Thomas Tuchel.

Guardiola vai sair do City?

Pep Guardiola em coletiva do Manchester City
Pep Guardiola em coletiva do Manchester City (Foto: IMAGO)

Pep Guardiola evita conceder qualquer indício sobre o futuro após o fim da temporada. As especulações quanto a uma provável saída do treinador ganharam força com a aposentadoria do braço direito do espanhol, o diretor de futebol Txiki Begiristain, que deixa o clube no meio de 2025. A dupla trabalhou junto no Barcelona, e o gestor exerceu papel fundamental na contratação do treinador no City em 2016.

— Uma parte de mim está indo embora, eu diria. Um amigo meu, um dos arquitetos para criar um dos melhores times de todos os tempos no Barcelona naquela época, e agora aqui. Eu sabia da decisão há muito tempo, por motivos familiares e pessoais, sei o quanto ele é grato por essa experiência aqui —, disse Guardiola em entrevista coletiva no dia 18 de outubro.

O espanhol também pode escolher não renovar com a equipe por “motivos pessoais”, segundo o jornalista Guillem Balague, que escreveu a biografia do catalão.

Balague afirmou à “BBC Radio 5 Live” que uma cirurgia feita por Guardiola nas costas no ano passado e o fato de o treinador ver a família com pouca frequência podem ser fatores determinantes neste caso.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.