Como Guardiola ajudou o Boston Celtics a ser campeão da NBA

5 minutos de leitura

Pep Guardiola ajudou o Boston Celtics a vencer a NBA depois de 16 anos. O técnico do Manchester City deu alguns conselhos táticos a Joe Mazzulla, treinador da equipe, durante as finais contra o Dallas Mavericks.

O Boston Celtics conquistou a NBA pela 18ª vez na história ao vencer o quinto jogo na noite da última segunda-feira (17). O placar da série marcou 4 a 1 para o time de Massachusetts. Guardiola esteve presente na primeira partida da decisão e pôde ajudar Mazzulla de alguma forma.

Guardiola ajudou técnico do Boston Celtics na final

Antes do primeiro jogo, o espanhol foi visto em quadra conversando com o treinador dos Celtics. Eles são amigos próximos e desenvolveram uma boa relação nos últimos anos. Após o título, internautas e jornalistas relembraram uma declaração de Mazzulla sobre dicas concedidas por Guardiola.

O norte-americano concedeu entrevista coletiva no dia 9 de junho, durante a disputa das decisões. Ele revelou que o comandante do Manchester City o ajudou a melhorar o jogo de transição do Boston Celtics para romper a boa defesa do Dallas Mavericks.

–O espaçamento em quadra pode manipular o tipo de arremessos que você consegue fazer em quadra e as decisões que consegue tomar. Essa é uma das lutas. A defesa de Dallas é uma das mais inteligentes da liga, conseguem manipular seu espaçamento com as rotações e com os jogadores. Precisamos ser criativos e disciplinados em nosso espaçamento para que a gente possa contra-atacar nesse ponto. Foi nesse tipo de coisa que Pep Guardiola me ajudou, no espaçamento, é muito importante. As transições, como você move os jogadores na quadra.

Ainda na mesma coletiva, Mazzulla falou sobre sua relação pessoal com Guardiola. Ele destacou as principais características do espanhol e comentou um pouco sobre a amizade.

— É uma grande pessoa, um grande treinador. Traz humildade, alegria, ética de trabalho e intensidade. Construímos uma amizade, sou muito grato por isso. Gosto de pensar que nos fazemos evoluir. Foi ótimo tê-lo aqui, que ele tenha passado um pouco da sua sabedoria. Passei um tempo com ele.

A relação entre Pep Guardiola e Joe Mazzulla

Guardiola torceu para os Celtics e foi uniformizado à partida em que acompanhou da equipe no TD Garden. Não é por acaso que o espanhol é tão próximo de Joe Mazzulla. Com apenas 35 anos, comandante do Boston é considerado um prodígio da função e é um entusiasta do futebol.

É dono de um estilo de jogo ousado e inovador, chamado de “Mazzullaball”. O treinador é comparado por muitos a Pep Guardiola, pelas semelhanças que possuem em suas trajetórias e pelas maneiras disruptiva com que suas equipes jogam.

Aos 35 anos, Mazzulla se tornou o sexto treinador mais jovem a ser campeão da NBA em todos os tempos. Guardiola fez parecido e venceu a Champions League pela primeira vez com apenas 38 anos, em 2009, pelo Barcelona.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.