Pep Guardiola ajudou o Boston Celtics a vencer a NBA depois de 16 anos. O técnico do Manchester City deu alguns conselhos táticos a Joe Mazzulla, treinador da equipe, durante as finais contra o Dallas Mavericks.
O Boston Celtics conquistou a NBA pela 18ª vez na história ao vencer o quinto jogo na noite da última segunda-feira (17). O placar da série marcou 4 a 1 para o time de Massachusetts. Guardiola esteve presente na primeira partida da decisão e pôde ajudar Mazzulla de alguma forma.
Guardiola ajudou técnico do Boston Celtics na final
Antes do primeiro jogo, o espanhol foi visto em quadra conversando com o treinador dos Celtics. Eles são amigos próximos e desenvolveram uma boa relação nos últimos anos. Após o título, internautas e jornalistas relembraram uma declaração de Mazzulla sobre dicas concedidas por Guardiola.
O norte-americano concedeu entrevista coletiva no dia 9 de junho, durante a disputa das decisões. Ele revelou que o comandante do Manchester City o ajudou a melhorar o jogo de transição do Boston Celtics para romper a boa defesa do Dallas Mavericks.
–O espaçamento em quadra pode manipular o tipo de arremessos que você consegue fazer em quadra e as decisões que consegue tomar. Essa é uma das lutas. A defesa de Dallas é uma das mais inteligentes da liga, conseguem manipular seu espaçamento com as rotações e com os jogadores. Precisamos ser criativos e disciplinados em nosso espaçamento para que a gente possa contra-atacar nesse ponto. Foi nesse tipo de coisa que Pep Guardiola me ajudou, no espaçamento, é muito importante. As transições, como você move os jogadores na quadra.
Ainda na mesma coletiva, Mazzulla falou sobre sua relação pessoal com Guardiola. Ele destacou as principais características do espanhol e comentou um pouco sobre a amizade.
— É uma grande pessoa, um grande treinador. Traz humildade, alegria, ética de trabalho e intensidade. Construímos uma amizade, sou muito grato por isso. Gosto de pensar que nos fazemos evoluir. Foi ótimo tê-lo aqui, que ele tenha passado um pouco da sua sabedoria. Passei um tempo com ele.
Pep Guardiola coaching up Joe Mazzulla ✊
(h/t @MHershgordon ) pic.twitter.com/qbcxP4MqLG
— NBACentral (@TheDunkCentral) June 5, 2024
A relação entre Pep Guardiola e Joe Mazzulla
Guardiola torceu para os Celtics e foi uniformizado à partida em que acompanhou da equipe no TD Garden. Não é por acaso que o espanhol é tão próximo de Joe Mazzulla. Com apenas 35 anos, comandante do Boston é considerado um prodígio da função e é um entusiasta do futebol.
É dono de um estilo de jogo ousado e inovador, chamado de “Mazzullaball”. O treinador é comparado por muitos a Pep Guardiola, pelas semelhanças que possuem em suas trajetórias e pelas maneiras disruptiva com que suas equipes jogam.
Aos 35 anos, Mazzulla se tornou o sexto treinador mais jovem a ser campeão da NBA em todos os tempos. Guardiola fez parecido e venceu a Champions League pela primeira vez com apenas 38 anos, em 2009, pelo Barcelona.
PEP WAVED TO THE ADMIN 👋😅 pic.twitter.com/0Jqd7G3SAo
— ESPN FC (@ESPNFC) June 7, 2024