Como Guardiola ajudou Kompany a conseguir vaga no Bayern de Munique

5 minutos de leitura

Pep Guardiola já treinou o então zagueiro e capitão do Manchester City Vincent Kompany em sua chegada à Premier League. Antes de pousar na Inglaterra, esteve à frente do Bayern de Munique. Agora, Pep se torna responsável pela união entre seu antigo jogador e seu ex-clube.

Agora na posição de técnico, Kompany acaba de ser oficializado como novo treinador do clube alemão para substituir Thomas Tuchel. E foi com a indicação de Guardiola que o belga conseguiu a vaga.

Guardiola ajudou Kompany a chegar no Bayern

Após semanas de especulações e negociações, o Bayern de Munique finalmente definiu seu novo treinador. Segundo Karl-Heinz Rummenigge, membro do Conselho de Supervisão dos bávaros, o treinador catalão foi consultado antes.

Vincent Kompany comemora título da Premier League 2018/19 com Pep Guardiola, quando ainda atuava pelo City
Vincent Kompany comemora título da Premier League 2018/19 com Pep Guardiola, quando ainda atuava pelo City (Foto: Icon Sport)

Em entrevista à emissora “Sky Sports” da Itália, o diretor revelou que o treinador dos Citizens foi ouvido pelo clube e falou bem sobre o antigo treinador do Burnley. Foi por conta das boas indicações que os alemães prosseguiram na contratação.

— Pep Guardiola também nos ajudou e falou muito bem do Vincent, descrevendo-o como um treinador talentoso. Pep conhece bem o Vincent e a sua opinião foi muito valorizada — disse Rummenigge.

O catalão já havia falado bem do belga anteriormente, dizendo que ele seria o futuro treinador do Manchester City. Pep, inclusive, deve deixar o clube no fim da próxima temporada.

— Kompany vai ser treinador do Manchester City no futuro. Guardem as minhas palavras. Depois vocês vão me ligar — disse o treinador.

A escolha curiosa do Bayern

A escolha do jovem comandante para o cargo representa uma grande mudança na filosofia do Bayern, que tradicionalmente opta por treinadores experientes e multicampeões.

O belga, de apenas 38 anos, ainda está iniciando sua carreira como treinador, mas já tem o título da Championship com o Burnley na temporada passada.

A experiência dos tempos de jogador, somada ao seu conhecimento da filosofia do atual treinador do City e à sua capacidade de motivar os jogadores, foram fatores determinantes para a sua escolha. O ex-zagueiro também é visto como um líder nato, capaz de unir o elenco e criar um ambiente positivo no vestiário.

Kompany Burnley Bayern
Kompany trocará Burnley pelo Bayern (Foto: ICon Sport)

O próprio comandante dos Citizens elogiou seu ex-jogador. O belga teve uma temporada aquém do esperado com o Burnley, que foi rebaixado na Premier League, mas ainda assim foi enaltecido:

— Não importa se caiu com o Burnley. Tenho ótima opinião sobre o trabalho dele. Como pessoa, pela personalidade e inteligência. Ficaria contente em ver o Kompany no Bayern.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]