Groningen – História, estatísticas e conquistas

O Football Club Groningen é um clube holandês de futebol, fundado na cidade de Groninga. Bem como atua na Eredivise, a elite nacional. A saber, o time foi fundado em 16 de julho de 1915 e manda seus jogos no estádio Hitachi Capital Mobility Stadion, que tem capacidade para 22 mil torcedores. Suas cores são verde e branco. A saber, na elite, seu melhor resultado foi o terceiro lugar, conquistado nos anos de 1991 e 2006. Além disso, o clube conquistou a KNVB Cup na temporada de 2014/15.

Trajetória do Groningen: fundação, conquistas e ascensão

O clube foi fundado com o nome Unitas, em 1915. Contudo, passou a se chamar GVAV, em 1917. Ao passo que a nomenclatura atual foi adotada apenas em 1971. Aliás, também mudou de estádio. Já que, de 1971 a 2005, a equipe atuava no Oosterpark Stadion. Mas se mudou para o estádio atual, também chamado de Euroborg, seu nome anterior.

O Groningen nunca conquistou a Eredivise, mas amargou dois rebaixamentos em sua história. A saber, o primeiro foi em 1974 e o segundo, em 1998. Ao passo que, na temporada de 1979/80 retornou à elite após ser campeão do Campeonato Holandês da Segunda Divisão.

Além disso, o clube também participou de algumas competições da UEFA. Dessa maneira, a competição que mais esteve presente foi a Europa League, nove vezes. Bem como disputou a Taça Intertoto três vezes. Por fim, a Taça das Taças, uma vez.

Entre os jogadores que o Groningen revelou, estão os irmãos Erwin Koeman e Ronald Koeman. Bem como também foi o primeiro clube de Arjen Robben e Virgil Van Dijk. Aliás, Robben começou nas categorias de base aos 12 anos e retornou ao clube na temporada de 2020/21.

Mercado de transferências do Groningen

No mercado de transferências do Groningen, quatro dos cinco principais artilheiros não estão mais em atividade. Ao passo que Michael de Leeuw está atuando. Inclusive, pelo clube verde e branco. Dessa maneira, a Premier League Brasil lista aqui alguns rumores no mercado da bola que deram muito certo no time.

Peter Houtman, do Feyenoord por empréstimo, em 1977/78

O atacante Peter Houtman é o maior artilheiro do Groningen, com 119 gols. Aliás, foram 180 jogos pelo clube, divididos em três passagens. Assim sendo, a primeira foi em 1978, quando veio por empréstimo do Feyenoord. Posteriormente, movimentando o mercado da bola, voltou a vestir as cores do clube em 1979, vindo do Club Brugge. Por fim, a terceira passagem começou em 1987, vindo, novamente do Feyenoord. Dessa vez, em definitivo, rumores de cerca de €284 mil.

Eddy Bakker, do Go Ahead Eagles, em 1976/77

Eddy Bakker vem em segundo lugar na lista de artilheiros do Groningen. Assim sendo, o ponta-direita, que marcou 66 gols em 192 jogos, agitou o mercado de transferências em 1976/77, quando deixou o Go Ahead Eagles para defender outro clube holandês. No entanto, não há rumores sobre os valores da negociação.

Harris Huizingh, do Ter Apel ’96 ao Groningen, em 1983/84

Harris Huizingh fez parte da equipe B do Groningen antes de integrar o elenco principal, na temporada seguinte. Ao passo que, entre os profissionais, marcou 62 gols nos 294 jogos que disputou pela equipe. Aliás, teve duas passagens registradas no mercado da bola. Assim sendo, a segunda teve início em 1990, vindo do SC Veendam. Contudo, também não há rumores sobre os valores da negociação.

Michael de Leeuw, do De Graafschap, por €125 mil, em 2012/13

Ainda em atividade, o centroavante Michael de Leeuw marcou 60 gols pelo Groningen em 170 jogos disputados. Aliás, esse número pode aumentar. Já que o atleta ainda está no clube. Inclusive, em sua segunda passagem. A saber, que, de acordo com o mercado da bola, começou em 2021, vindo do FC Emmen, sem custos.

Hennie Meijer, do Ajax, em 1988/89

Por fim, no mercado da bola, temos a transferência de Hennie Meijer, o quinto maior artilheiro do Groningen. A saber, o jogador, que marcou 56 gols em 164 jogos, chagou ao clube após passagem pelo Ajax. Entretanto, não há rumores sobre os valores da negociação.