Lançado em 2005, o filme “Hooligans” fez muito sucesso entre o público brasileiro. Estrelado pelo ator Elijah Wood (o Frodo de “Senhor dos Anéis”), o longa mostra a violência de hooligans na Inglaterra que formavam a Green Street Firm, nome fictício em referência ao Inter City Firm, de torcedores do West Ham.
E foi graças ao filme que a Green Street ficou mundialmente conhecida. Localizada em Newham, leste de Londres, a rua separa os dois lados do bairro: East Ham e West Ham. A reportagem da PL Brasil foi ao local para mostrar todos os detalhes.
O antigo estádio dos Hammers, o Boleyn Ground (ou Upton Park), era localizado por ali e chegou a ser um dos locais de gravação para as cenas de pancadaria.
Mas engana-se quem pensa que a Green Street seja barra pesada e palco de brigas entre torcidas. A rua é uma “high street”, ou seja, é a principal rua do comércio de Newham.
Todo bairro em Londres tem sua “high street” onde os moradores podem encontrar facilmente lojas, mercados, restaurantes, farmácias, pubs, etc.
O antigo estádio do West Ham era a principal conexão de Green Street com o futebol.
Qualquer turista que visite Londres e imagina encontrar por ali um pouco de futebol ou que tenha receio de ir por conta da segurança, vai se deparar com um cenário muito diferente disso.
Domínio sul-asiático
Podemos dizer que a Green Street é a “Rua das Noivas” de Londres versão Ásia.
Isso porque o que mais atrai pessoas por lá são as centenas de lojas independentes que vendem roupas tradicionais de países como Índia, Bangladesh, Paquistão e outros. A presença de imigrantes e seus descendentes é muito forte no Reino Unido.
Eles correspondem a uma população de 5,76 milhões de pessoas ou 8,6% da população identificada como asiática ou asiática britânica no censo de 2021 do Reino Unido.
A sensação ao andar por ali é de estar em um desses países, e não na Inglaterra. O East Mall localizado na Green Street é o primeiro shopping boutique do sul da Ásia construído especialmente para esse fim na Europa.
Outro lugar muito visitado na Green Street é o Queen’s Market, localizado do lado de fora da estação de metrô Upton Park. O local é famoso pelo bom preço de frutas e vegetais.