Rua de hooligans? Fomos na Green Street e ela não é nada do que você está pensando

5 minutos de leitura

Lançado em 2005, o filme “Hooligans” fez muito sucesso entre o público brasileiro. Estrelado pelo ator Elijah Wood (o Frodo de “Senhor dos Anéis”), o longa mostra a violência de hooligans na Inglaterra que formavam a Green Street Firm, nome fictício em referência ao Inter City Firm, de torcedores do West Ham.

E foi graças ao filme que a Green Street ficou mundialmente conhecida. Localizada em Newham, leste de Londres, a rua separa os dois lados do bairro: East Ham e West Ham. A reportagem da PL Brasil foi ao local para mostrar todos os detalhes.

O antigo estádio dos Hammers, o Boleyn Ground (ou Upton Park), era localizado por ali e chegou a ser um dos locais de gravação para as cenas de pancadaria.

Mas engana-se quem pensa que a Green Street seja barra pesada e palco de brigas entre torcidas. A rua é uma “high street”, ou seja, é a principal rua do comércio de Newham. 

Todo bairro em Londres tem sua “high street” onde os moradores podem encontrar facilmente lojas, mercados, restaurantes, farmácias, pubs, etc.

Green Street caótica em dia de jogo no antigo estádio Upton Park – (Foto: Icon Sport)

O antigo estádio do West Ham era a principal conexão de Green Street com o futebol.

Qualquer turista que visite Londres e imagina encontrar por ali um pouco de futebol ou que tenha receio de ir por conta da segurança, vai se deparar com um cenário muito diferente disso.

undefined
“Green Street Hooligans” é um filme que fez bastante sucesso no Brasil. Foto: Divulgação

Domínio sul-asiático

Esqueça lojas com camisas do West Ham ou artigos relacionados a futebol.

Podemos dizer que a Green Street é a “Rua das Noivas” de Londres versão Ásia.

Isso porque o que mais atrai pessoas por lá são as centenas de lojas independentes que vendem roupas tradicionais de países como Índia, Bangladesh, Paquistão e outros. A presença de imigrantes e seus descendentes é muito forte no Reino Unido.

Eles correspondem a uma população de 5,76 milhões de pessoas ou 8,6% da população identificada como asiática ou asiática britânica no censo de 2021 do Reino Unido.

A sensação ao andar por ali é de estar em um desses países, e não na Inglaterra. O East Mall localizado na Green Street é o primeiro shopping boutique do sul da Ásia construído especialmente para esse fim na Europa.

Outro lugar muito visitado na Green Street é o Queen’s Market, localizado do lado de fora da estação de metrô Upton Park. O local é famoso pelo bom preço de frutas e vegetais.

Rodolfo Morsoletto
Rodolfo Morsoletto

Jornalista formado pela Unimep com passagens por Terra e OneFootball. Foi repórter de rádio, setorista do XV de Piracicaba e cobria jogos do Campeonato Paulista da Série A3. Está em Londres desde 2018 onde atualmente é correspondente da PL Brasil. Já tietou José Mourinho andando aleatoriamente pelas ruas da capital britânica.

Instagram: @morsoletto
X: @r_morsoletto