Meio campo da seleção do Equador e um dos destaques da posição no Valladolid, Gonzalo Plata vem despertando os olhares de clubes interessados em contar com o seu futebol. Com isso, vem sendo observado de perto por times principalmente da Liga Inglesa de futebol, no qual exclusivamente o Newcastle tem se aprofundado mais em buscar informações sobre o jogador.
Isso porque, o time inglês quer reforçar cada vez mais o seu elenco, já que vem fazendo um bom início de Premier League. Na competição o time ocupa a 3ª colocação do nacional com 30 pontos ganhos, sete a menos que o líder disparado Arsenal. No entanto a posição no campeonato não é o suficiente já que almejam o título inglês. Por isso, a tendência é que venham a se reforçar cada vez mais.
Como citado, o Newcastle é a sensação de momento na Premier League e com cinco vitórias seguidas se mantém firme no primeiro pelotão. O fato de ser um time que surpreende se dá pelo motivo da instituição ter sido comprada em outubro de 2021 por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, no valor de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões). Sendo assim, considerado o “novo rico” do momento.

Ao que se sabe, de acordo com o portal todofichajes, o time inglês tem interesse em fechar a contratação do atacante equatoriano já na janela de inverno europeia, que abre ao final das Copa do Mundo. Competição essa que pode valorizar o jogador dependendo de suas atuações dentro de campo.
Ainda segundo o portal, os agentes torcem para que isso aconteça, já que poderia fazer o seu passe aumentar, oque teriam um maior lucro na venda do jogador. Uma vez que a tendência real é de que realmente o equatoriano seja negociado no inicio do ano, com o Newcastle como sendo o destino mais provável.
O jogador tem um contrato com os espanhóis até junho de 2027, e o Valladdolid não é dono de 100% dos direitos econômicos. Ou seja, o o time pagou 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,860 milhões).
Por isso, em caso de proposta dos ingleses, eles teriam que negociar com a equipe espanhola e com o Sporting de Portugal, time esse que detém a outra metade dos direitos econômicos do jogador. Por fim, a tendência é de que as três partes entrem em um acordo e de que realmente o atacante de 22 anos se transfira para defender as cores do time inglês.