Premier League 2023/24 é a temporada com mais gols brasileiros na história

3 minutos de leitura

Os jogadores brasileiros chegaram a 97 gols nesta temporada e igualaram o recorde na era Premier League estabelecido na edição passada.

O Brasil é o segundo país que mais fez gols nesta temporada da Premier League, atrás apenas da Inglaterra e à frente de França, Argentina e Portugal. Essa é a quinta edição seguida do Campeonato Inglês em que o Brasil ocupa essa posição.

Dono de uma ótima temporada, Matheus Cunha (Wolverhampton), com 12 gols, foi o brasileiro que mais balançou as redes da Premier League.

Quanto mais jogadores brasileiros na Premier League, mais gols?

Mais de 100 jogadores brasileiros já atuaram na principal liga do mundo. O número aumentou de forma significativa na última década, o que ajuda a explicar a recente “explosão” de gols brasileiros na Premier League.

No entanto, é importante destacar a maior presença de atacantes com um bom retrospecto goleador comparada ao período entre 1990 e 2000.

A chegada de atacantes como Roberto Firmino, Gabriel Jesus e Richarlison ajudaram muito a impulsionar os números nas últimas temporadas. Os três são justamente os maiores artilheiros brasileiros da era Premier League, com 82, 73 e 60 gols, respectivamente.

A diversidade de jogadores brasileiros que balançaram a rede nesta temporada da Premier League impressiona. São 34 atletas que deixaram a sua marca. Só nove jogadores não fizeram gol.

Quem ficou fora da lista foram os goleiros Alisson, Ederson e Neto, além dos zagueiros Diego Carlos e Felipe, do lateral Vitinho, do volante Andrey Santos, do meia-atacante Matheus França e do centroavante Deivid Washington.

Atacantes em alta

Os atacantes brasileiros deixaram sua marca na Premier League, mesmo que muito distantes de brigar pela artilharia da competição. De atletas mais jovens aos mais experientes, dos jogadores mais móveis aos mais fixos, vários mostraram seu talento e ganharam convocação da seleção brasileira neste ano.

Matheus Cunha mostrou ser peça importante do sistema ofensivo do Wolverhampton e contribuiu com 12 gols. Mais experiente do grupo, Richarlison respondeu a desconfiança de parte da torcida do Tottenham com seu futebol e foi às redes 11 vezes.

Rodrigo Muniz surpreendeu e, apesar do início ruim, emplacou uma sequência goleadora na segunda parte da temporada, chegando a nove gols pelo Fulham. João Pedro apresentou suas credenciais à Premier League, balançou as redes nove vezes pelo Brighton e mostrou que merece estar no radar do técnico Dorival Júnior.

Richarlison
Richarlison agradece apoio da torcida do Tottenham (Foto: Icon Sport)
Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]