Richarlison foi o principal destaque da grande vitória de virada do Tottenham sobre o Sheffield United, neste sábado (16), por 2 a 1 na Premier League. O camisa 9 entrou no fim do jogo, empatou nos acréscimos e ainda teve tempo de dar uma assistência para Kulusevski virar e incendiar o Tottenham Hotspur Stadium.
O atacante, claro, foi um dos temas da entrevista do treinador Ange Postecoglu após a vitória. Depois de não marcar gols pela seleção brasileira na Data Fifa — e foi apenas um pelos Spurs na Premier League passada –, Richarlison disse que alguns assuntos fora de campo têm atrapalhado sua performance e que buscaria ajuda psicológica para sair da má fase.
— Richarlison foi ótimo. Acho que todas as substituições realmente ajudaram, mas esse tem sido um tema constante. Para Richarlison, ele tem que tentar manter o equilíbrio na vida. E o seu desempenho não tem sido ruim, ele ainda contribui para nós — garantiu Postecoglu.
‘Trabalho duro' no Tottenham
O treinador confirmou que aspectos da vida de ‘Richy', como ele é chamado na Inglaterra, interferem no campo. Mas Postecoglu se disse feliz em ver o atacante colher uma recompensa pelo trabalho nos treinos.
— Às vezes, quando você tem dificuldades em certas partes da vida, isso interfere em outras áreas. Mas o futebol é uma área onde ele pode controlar. Ele trabalha duro todos os dias no treinamento e ganhou sua recompensa hoje. Espero que isso dê a ele um pouco de um sentimento mais calmo em outras áreas da vida. Para todos, é sobre não deixarem isso sobrecarregar. Um dia como hoje o ajuda — afirmou o técnico do Tottenham.
“He arrows his header in!”
What a moment from Richarlison 🔥 pic.twitter.com/fKSadiVM09
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) September 16, 2023
Os problemas de Richarlison
Richarlison chorou ao ser substituído contra a Bolívia na sexta-feira (8) e deu declarações após o duelo diante do Peru comentando sua situação psicológica, na última terça-feira (12). O jogador admitiu que buscará ajuda de um psicólogo no Tottenham, mas seu mau momento vem sendo ocasionado por uma série de fatores.
O jornal inglês “Daily Mail” apurou com fontes no Brasil sobre o momento de Richarlison. A turbulência na vida do jogador começou há um ano e meio e tem a ver com antigas pessoas de sua confiança.
— As origens disso remontam a 18 meses e é uma disputa envolvendo pessoas do círculo próximo de amigos e associados de Richarlison, que são acusados de trair sua confiança –, noticiou o jornal.
Em 2021, dois agentes de Richarlison abriram ações judiciais cobrando supostos pagamentos não realizados pelo atacante entre 2015 e 2020. Além disso, o camisa 9 rompeu recentemente o vínculo com Renato Velasco, seu antigo empresário. A situação teve enorme peso negativo em sua carreira.
Ainda segundo o “Mail Sport”, o problema cresceu na época da Copa do Mundo do Catar, apesar do jogador ter feito boa competição com, com três gols. À altura, o Pombo recebeu sugestões para ir à terapia e cuidar da saúde mental.