Os 5 goleiros que já balançaram a rede na Premier League

Conheça os arqueiros que foram às redes na Premier League

0
485
Os 5 goleiros que já balançaram a rede na Premier League
Paul Ellis/AFP

A Premier League teve início na temporada 1992/1993. São quase trinta anos de liga, diferentes campeões e algumas curiosidades interessantes. Os gols marcados por arqueiros são alguns desses fatos curiosos. Ao todo, foram cinco goleiros que marcaram gols. Hoje, a PL Brasil contará um pouco dessas histórias.

Peter Schmeichel

Para alguns, Peter Schmeichel é o melhor e maior goleiro da história da Premier League. Ídolo do Manchester United, o pai de Kasper Schmeichel também atuou por Aston Villa e Manchester City na liga.

No dia 20 de outubro de 2001, o dinamarquês tornou-se o primeiro goleiro a marcar na Premier League. Pela 10ª rodada da PL 2001/2002, Schmeichel marcou diante do Everton, no Goodison Park, aos 90 minutos, após cobrança de escanteio. Porém, seu gol não impediu a derrota da equipe de Birmingham, que perdeu por 3 a 2.

Esse gol não foi fato isolado na trajetória de Schmeichel, que já havia marcado outras vezes, por times do seu país, pela seleção e também pelo Manchester United. Ao todo, foram 13 gols na carreira.

Nos Red Devils, foi apenas um gol. Diante do Rotor Volgograd, no dia 26 de setembro de 1995. O gol do arqueiro foi marcado aos 88 de cabeça e empatou a partida em 2 a 2, com assistência de Ryan Giggs.

Jamie McDonald/Getty Images Sport

Todavia, o gol mais bonito da carreira do dinamarquês não valeu. No ano de 1997, na quarta rodada da Copa da Inglaterra, Schmeichel, como em outras oportunidades, foi à área adversária para tentar evitar a eliminação frente ao Wimbledon. Fez o gol de bicicleta, mas estava impedido e o tento foi anulado, fato que culminou na desclassificação da equipe de Alex Ferguson.

Leia mais: Peter Schmeichel, o gigante dinamarquês que virou lenda debaixo das traves

Bradley Friedel

O arqueiro norte-americano passou longos anos na Premier League. Defendeu Liverpool, Blackburn Rovers, Aston Villa e encerrou sua carreira no Tottenham no ano de 2015.

Christopher Lee/Getty Images Sport

Com a camisa do Blackburn, equipe pela qual fez mais jogos e ficou de 2000 a 2008, se tornou o segundo goleiro a marcar na história da PL. No dia 21 de fevereiro de 2004, pela 26ª rodada do campeonato, Friedel empatou o jogo contra o Charlton em 2 a 2, aos 90, após jogada de escanteio e sobra de bola dentro da área.

Entretanto, o gol de empate já no final da partida pouco adiantou, visto que os adversários marcaram o tento da vitória logo depois. Friedel só marcou uma vez na sua carreira.

Leia mais: Quiz: acerte os goleiros da Premier League que ganharam o prêmio Luva de Ouro

Paul Robinson

Hoje com 40 anos, Paul Robinson é um ex-goleiro inglês. Iniciou sua carreira no Leeds United, mas sem grande sucesso. Se transferiu para o Tottenham, clube no qual viveu o auge e alcançou a convocação para a Copa do Mundo de 2006. Na Alemanha, foi titular do time treinado por Sven-Göran Eriksson. Na Inglaterra, ainda defendeu Blackburn e Burnley.

Robinson, em partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2008, protagonizou um lance bastante vergonhoso. Em uma das jogadas mais marcantes da sua carreira, o arqueiro, aos 22 minutos do segundo tempo em jogo decisivo contra a Croácia, recebeu recuo de Gary Neville. Mas quando foi dar o chutão, errou a bola e os adversários fizeram 2 a 0. O resultado ajudou na não classificação dos ingleses para o torneio continental.

Na sua trajetória no esporte, Paul Robinson fez dois gols. Um pelo Leeds United e outro pelo Tottenham. Na Premier League, foi somente um, com a camisa do time londrino.

Na temporada 2003/04, sua última no Leeds, na segunda rodada da Copa da Liga Inglesa, contra o Swindon Town, Paul Robinson salvou a equipe. Aos 45 da segunda etapa, empatou a partida com gol de cabeça e levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, foi decisivo e o Leeds alcançou a próxima fase.

Já no dia 17 de março de 2007, pela 30ª rodada da Premier League, o arqueiro acertou um chute do campo de defesa que encobriu o goleiro adversário e foi parar no fundo das redes, contra o Watford, aos 63 minutos de jogo. O fato o tornou o terceiro goleiro a marcar na história da Liga. A partida acabou com vitória dos Spurs por 3 a 1.

AFP

Leia mais: O primeiro título da Copa da Inglaterra do Leeds United

Tim Howard

Na Inglaterra, atuou por Manchester United, clube no qual não deixou saudades, e Everton, onde se destacou positivamente. Atualmente com 40 anos e recém-aposentado, Tim Howard marcou época com a camisa dos Toffees e foi pelo time de Liverpool que fez seu único gol da carreira. Ao todo, foram 414 jogos pela equipe de Goodison Park.

Paul Ellis/AFP

Em 4 de janeiro de 2012, o camisa 24 recebeu recuo na esquerda da sua área e com a perna direita deu um chutão em direção ao campo de ataque. O chutão virou finalização, surpreendeu o goleiro Ádám Bogdán e abriu o placar contra o Bolton Wanderers.

Entretanto, o gol não foi suficiente. Howard abriu o placar, mas o Everton sofreu a virada dentro de casa e o placar acabou 2 a 1 para os visitantes.

Leia mais: Os 5 maiores jogadores norte-americanos da era Premier League

Asmir Begović

Atualmente no Milan e com 32 anos, o bósnio Asmir Begović passou por alguns times da Inglaterra. Atuou por equipes como Porstmouth, Bournemouth, Stoke City e Chelsea.

Pelo Stoke City, foram 173 jogos, um gol e possivelmente a melhor fase da sua carreira. Seu desempenho na equipe fez com que o Chelsea o contratasse. O tento do arqueiro bósnio foi marcado no dia 2 de novembro de 2013 e o último de um goleiro na Liga.

Contra o Southampton, aos 13 segundos de jogo, Begović chutou de primeira, da sua área, uma bola recuada por um dos seus companheiros. O chute se tornou um lançamento de quase 92 metros, que atravessou todo o gramado e parou no fundo das redes do gol defendido por Artur Boruc.

Begović entrou no Guinness, o livro de recordes, com o gol mais longo da história (91,9 metros). Na época, o goleiro mostrou-se realizado e feliz com a conquista.

Chris Brunskill/Getty Images Sport

Leia mais: Top 10 melhores goleiros da era Premier League