Os goleiros que mais jogam fora da área pela Premier League

Goleiros brasileiros se destacam no quesito avaliado pela PL Brasil

Os goleiros que mais jogam fora da área pela Premier League
Richard Heathcote/Getty Images

O futebol vive constante evolução, e uma das evidências é o posicionamento dos goleiros. Com equipes cada vez mais velozes e agressivas, é necessário que os arqueiros precisem sair da área para fazer interceptações e jogadas defensivas. Um jogador atento e bem posicionado pode evitar um contra-ataque ou lançamento adversário.

Na Premier League, a situação não é diferente. Muitos goleiros acabam saindo da própria área para antecipar jogadas e até mesmo iniciar uma transição da bola para o ataque. É comum, inclusive, ver uma dupla brasileira fazendo isso: Alisson e Ederson, de Liverpool e Manchester City, são frequentemente vistos em deslocamento nas partidas.

Esse comportamento durante as partidas passou a ser contabilizado e tratado como estatística, e é categorizado como uma ação defensiva fora da área. Na Inglaterra, goleiros que saem da própria meta e usam os pés costumam ser chamados de sweepers.

Veja, abaixo, o número de ações defensivas fora da área para cada goleiro da Premier League até a 27ª rodada.

Ações defensivas fora da área por goleiro na Premier League
Dados: FBRef/Plataforma: Flourish

Quem lidera a liga no critério é Nick Pope, do Burnley. O inglês já possui 31 ações defensivas fora da área, quatro a mais do que o segundo colocado Ben Foster, do Watford. Entre os titulares, só Pope, Foster e Alisson possuem uma média de pelo menos uma intervenção por jogo.

A dupla Alisson e Ederson, mencionada anteriormente, faz parte dos cinco primeiros. O goleiro do Liverpool chama a atenção por ter a maior média de ações em toda a Premier League: disputou apenas 19 dos 27 jogos por causa de lesão, conseguindo uma média de 1,2 ações por partida.

Leia mais: Os 5 goleiros que já balanÇaram a rede na Premier League

Comparativo entre goleiros na Europa

Onde os goleiros da Premier League se encaixam em comparação com as outras grandes ligas da Europa? Bundesliga, La Liga, Ligue 1 e Serie A apresentam alguns resultados distintos sobre as intervenções defensivas de seus arqueiros fora da área. Veja os números abaixo:

Ações defensivas por goleiros na Europa
Dados: FBRef/Plataforma: Flourish

O Campeonato Inglês fica em uma posição intermediária entre as cinco grandes ligas. Os números de ações defensivas são parecidos com os do Campeonato Francês, tanto no total como na média por equipe. Importante ressaltar que o Campeonato Alemão possui apenas 18 times, e isso pode interferir no resultado das médias.

São poucos os goleiros que possuem mais de 30 ações fora da área nos principais campeonatos da Europa. Nick Pope é o único representante da Premier League, acompanhado por Manuel Neuer (Bayern de Munique), Peter Gulacsi (RB Leipzig), Marco Dimitrovic (Eibar) e David Soria (Getafe). Ligue 1 e Serie A não possuem goleiros com mais de 30 intervenções.

Dados completos: FBRef