A disputa no gol da Inglaterra: quem merece ser o goleiro titular?

Três atletas disputam a camisa 1 dos Three Lions: Pickford, Pope e Henderson

Pickford Pope Inglaterra
Alex Livesey/Getty Images

Com muitas revelações ao longo dos últimos anos, acaba sendo inegável que o futuro da seleção inglesa seja promissor em todos os aspectos. No gol, essa qualidade não é diferente e a Inglaterra terá uma forte disputa para saber quem será o goleiro na Eurocopa de 2021. 

Nós, da PL Brasil, vamos analisar quem são os principais goleiros cotados a uma vaga no elenco comandado por Gareth Southgate, além de quem está correndo por fora por um lugar na equipe.

Principais goleiros da Inglaterra

Nick Pope

Por conta da grande temporada defendendo as redes do Burnley, Nick Pope surge como o principal candidato a ser o goleiro titular da Inglaterra. Na última edição da Premier League, Pope chegou a incrível marca de 15 clean sheets, mas acabou sendo superado por Ederson, do Manchester City, que acabou ganhando a luva de ouro com 16 jogos sem sofrer gol.

Nigel Roddis/Getty Images

O goleiro de 28 anos começou a receber chances no clube após as constantes lesões de Tom Heaton, titular incontestável do clube na época. No entanto, Pope correspondeu tanto as expectativas, que a direção do clube optou pela venda de Heaton para o Aston Villa.

Nesse período, Pope se afirmou como o principal goleiro da Inglaterra, enquanto Heaton continua sofrendo com lesões. Fato que fez o Aston Villa buscar por um goleiro no mercado e contratando o experiente goleiro Pepe Reina por empréstimo.

Pope chegou ao Burnley em 2016 vindo do Charlton Athletic, mas ganhou suas primeiras chances em 2017.

Leia mais: Portugal x Inglaterra na Euro 2004: a eliminação inglesa nos pênaltis

Dean Henderson

View this post on Instagram

BRIGA BOA! ⠀ Dean Henderson foi um dos pilares da ótima campanha do Sheffield United no retorno do clube à Premier League. No entanto, o jovem goleiro pertence ao Manchester United e, inicialmente, fará parte do elenco dos Red Devils na próxima temporada. ⠀ Com o retorno de Henderson, podemos imaginar a vaga de David De Gea no time titular ameaçada. O espanhol já viveu grandes dias no futebol inglês, mas vem colecionando temporadas irregulares nos últimos anos e agora terá um concorrente à altura dentro do próprio clube. ⠀ Na sua opinião, quem deve ser o titular do Manchester United? ⠀ ???? Getty Images ⠀ #deanhenderson #henderson #daviddegea #degea #sheffieldunited #blades #manchesterunited #mufc #reddevils #premierleague #plbrasil

A post shared by PL Brasil (@pl.brasil) on

Emprestado ao Sheffield United pelo Manchester United nas últimas duas temporadas, o goleiro Dean Henderson teve uma excelente temporada de estreia na Premier League. Com 13 clean sheets, além de atuações regulares, o goleiro foi um dos pilares da boa campanha dos Blades na competição.

Muitos já pedem a titularidade de Henderson no Manchester United, já que o arqueiro espanhol David De Gea vive um período de atuações irregulares na meta dos Red Devils. A tendência é que o goleiro retorne mesmo para o clube, apesar de alguns outros times já demosntrarem interesse na contratação do jogador.

O goleiro do Manchester United recebeu sua primeira chance na seleção em Outubro de 2019, quando o goleiro Heaton se machucou e teve de ser substituído na lista de Southgate, mas ainda não ganhou chances como titular.

Jordan Pickford

Atual goleiro titular da Inglaterra, Jordan Pickford do Everton não fez uma temporada tão boa, mas merece ser considerado por Gareth Southgate por tudo que tem feito pela seleção. O goleiro teve apenas nove clean sheets nas 38 rodadas da Premier League.

Na Copa do Mundo de 2018, Pickford foi peça fundamental na campanha da Inglaterra, que foi semifinalista da competição. Nas oitavas de final contra a Colômbia, o arqueiro fez defesas fundamentais que garantiram que a partida fosse para os pênaltis, nos quais brilhou e se tornou o segundo goleiro do país a defender um pênalti em uma Copa do Mundo.

Por conta do seu histórico, o arqueiro do Everton certamente será considerado por muito tempo por Southgate. No entanto, a sua titularidade está ameaçada por conta da ótima temporada de seu concorrentes.

Michael Regan/Getty Images

Leia mais: Como a imigração do Caribe e da África influenciou a atual seleção inglesa

Outras opções disponíveis

Os três nomes citados acima são certamente as opções mais consideradas por Gareth Southgate no momento, mas outros nomes correm por fora na briga por uma vaga na seleção inglesa.

Um deles é o goleiro Aaron Ramsdale, do Bournemouth, que está sendo cotado para substituir Dean Henderson no Sheffield United. Apesar do rebaixamento dos Cherries na Premier League, o goleiro foi um dos poucos destaques positivos da equipe e merece ser observado.

Um velho conhecido da Premier League e da seleção inglesa que também fez uma ótima temporada foi Fraser Forster do Celtic. Após perder espaço no Southampton, o arqueiro ganhou chances no clube escocês e acabou correspondendo ao ponto de voltar a ser especulado para um possível retorno à seleção.

Fraser Foster goleiro Inglaterra
Ian MacNicol/Getty Images

Em baixa, o goleiro Jack Butland, do Stoke City, não fez uma boa temporada na Championship e acabou sendo reserva do clube em alguns jogos. No entanto, o goleiro é constantemente chamado por Gareth Southgate para ser o reserva imediato de Pickford e isso pode pesar a seu favor.

O fato é que opções não faltam para o gol da Inglaterra e Southgate terá uma dor de cabeça positiva para escolher os melhores representantes.

Leia mais: Os uniformes dos clubes da Premier League para a temporada 2020/2021

Acompanhe a PL Brasil no YouTube! 

  • SELEÇÃO DA PREMIER LEAGUE COM UM JOGADOR POR TIME