Só vale golaço? Inglaterra tem superação incrível em goleada na Copa do Mundo feminina

8 minutos de leitura

A Inglaterra venceu a China por 6 a 1, na manhã desta terça-feira (1), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália. As Lionesses conseguiram superar a ausência de Keira Walsh, principal jogadora da seleção, e fizeram uma bela apresentação para coroar o primeiro lugar do grupo D.

Os gols das inglesas foram marcados por Alessia Russo, Lauren Hemp, Lauren James (2), Chloe Kelly e Rachel Daly. A China diminuiu com Shuang.

China (F)
01/08/23 - 08:00

Finalizado

1

-

6

Inglaterra (F)

China (F) - Inglaterra (F)

Women's Copa do Mundo - Coopers Stadium

3rd Turno

Inglaterra tem superação incrível e surpreende na Copa

A Inglaterra não iniciou a Copa do Mundo com a superioridade que era esperada em campo. Além de já ter ido para a Oceania sem importantes jogadoras lesionadas, a situação se tornou ainda mais preocupante quando Keira Walsh, do Barcelona, saiu machucada do jogo contra a Dinamarca, na segunda rodada da fase de grupos.

A federação inglesa confirmou a lesão no joelho, mas ainda não divulgou se a meio-campista segue no torneio. Ela não viajou com o restante da equipe para Adelaide, onde aconteceu a partida contra a China.

Diante dessa dificuldade, a técnica Sarina Wiegman lançou mão da principal característica desta seleção: a adaptação do esquema tático. Mudando a formação do time para um 3-5-2, a Inglaterra enfim mostrou a que veio na Copa.

Inglaterra dá show no primeiro tempo

As Lionesses abriram o placar logo aos quatro minutos, com Alessia Russo, do Arsenal. A camisa 23 aproveitou a sobra e mandou a bola no cantinho direito do gol. Aos 22, após uma rápida troca de passes entre Bright e Lauren James no meio do campo, Lauren Hemp, do Manchester City, ficou de cara para o gol e marcou o segundo.

Aos 41, Greenwood passou a bola para Lauren James em cobrança de falta. Fora da área e sem nenhuma marcação, a atacante do Chelsea marcou um golaço.

China assusta na segunda etapa

As chinesas voltaram do intervalo dispostas ao tudo ou nada. Depois de chegar na área algumas vezes no início do segundo tempo, a China teve um pênalti marcado após a bola tocar no braço de Lucy Bronze. Shuang cobrou no meio do gol e diminuiu para as asiáticas, aos 12 minutos.

Golaços encerram goleada

Depois do susto inicial, as Lionesses voltaram pro jogo e sacramentaram a goleada. Aos 20 minutos, Carter cruzou para Lauren James chutar de primeira para o gol. Entrando no lugar de Hemp, Chloe Kelly, sua companheira no City, aproveitou a bobeada da goleira Zhu Yu, que saiu mal da área, e bateu cruzado para marcar o quinto, aos 32. E com 39 minutos, Rachel Daly, do Aston Villa, ficou com a sobra e mandou uma bomba para o fundo das redes.

Tabela do grupo D

Jogando no mesmo horário de China x Inglaterra, a Dinamarca venceu o Haiti por 2 a 0, com gols de Pernille Harder e Sanne Troelsgaard e garantiu a classificação para as oitavas de final.

• 1º – Inglaterra – 9 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (7)
• 2º – Dinamarca – 6 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (2)
• 3º – China – 3 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (-5)
• 4º – Haiti – 0 ponto – 2 partida – Saldo de gol (-4)

Próximos jogos do grupo D na Copa do Mundo

Classificada para a fase de mata-mata da Copa do Mundo feminina, a Inglaterra volta a campo na próxima segunda-feira (7), às 3h30, contra a Nigéria. Já a Dinamarca encara a Austrália no mesmo dia, mas mais tarde, às 6h30.

Maior goleada da Copa e “quase zebra” no grupo E

Os jogos da última rodada do grupo E também aconteceram nesta terça, a partir das 4h. E a classificação terminou de forma surpreendente.

Foto: Twitter/@oranjevrouwen

A Holanda confirmou o favoritismo contra o Vietnã e goleou as estreantes por 7 a 0. Os gols foram marcados por Lieke Martens, do PSG, Katja Snoeijs, do Everton, Esmee Brugts (2), do PSV, Jill Roord (2), do Manchester City e Danielle van de Donk, do Lyon. Com duas vitórias e um empate, as leoas holandesas conquistaram o primeiro lugar. É a maior goleada da Copa até agora.

Portugal arrancou um empate histórico contra a sempre favorita seleção dos Estados Unidos. Mesmo criando mais oportunidades ao longo do jogo, as americanas não conseguiram sair do zero a zero. E por muito pouco não foram eliminadas pelas estreantes portuguesas.

No último minuto antes dos acréscimos finais, Ana Capeta, do Sporting, invadiu a área e finalizou, mas a bola resvalou na trave esquerda e saiu. Com o placar, Portugal volta para casa mais cedo, mas conquista a melhor performance entre todas as oito seleções estreantes desta edição do torneio, com um vitória, um empate e uma derrota.

Tabela do grupo E

Com a classificação definida, Holanda e Estados Unidos aguardam os últimos confrontos do grupo G (Argentina x Suécia e África do Sul x Itália) para descobrir quem irão enfrentar nas oitavas de final.

• 1º – Holanda – 7 pontos – 3 partidas – Saldo de gol (8)
• 2º – Estados Unidos – 5 pontos – 3 partidas – Saldo de gol (3)
• 3º – Portugal – 4 pontos – 3 partidas – Saldo de gol (1)
• 4º – Vietnã – 0 ponto – 3 partidas – Saldo de gol (-12)

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.