O Newcastle bateu o Arsenal neste sábado (4) por 1 a 0, em St. James Park, pela 11ª rodada da Premier League. O único gol foi marcado por Anthony Gordon, já no segundo tempo, num lance polêmico que envolveu Joelinton e Gabriel Magalhães.
O resultado deixa os Gunners sem a invencibilidade e na terceira colocação, com três pontos a menos que o City e dois a menos que o Tottenham, que também tem uma partida a menos. Por outro lado, os Toons sobem para a sexta posição depois de um início complicado de temporada.
Lance polêmico entre Joelinton e Gabriel Magalhães levou ao gol do jogo
A partida ficou marcada pelo ritmo intenso, muitas disputas e boas chances para ambos os lados. Mesmo assim, os times demoraram a balançar as redes. O único gol do jogo saiu aos 19 minutos do segundo tempo, e num lance polêmico.
Foi quando Joelinton lançou Willock pelo lado direito, que bateu cruzado e sem direção. Mas, antes da bola sair pela linha de fundo, Murphy a resgatou e colocou de volta na área. O cruzamento encobriu o goleiro David Raya, que tem uma altura menor que a média de arqueiros, e foi disputada por Joelinton e Gabriel Magalhães.
O meia ganhou o duelo pelo alto e a bola sobrou para Anthony Gordon, que empurrou para o gol e decidiu o jogo. Para a arbitragem em campo, tudo legal. Só que o lance foi checado pelo VAR por mais de um motivo.
Primeiro, para ver se a bola saiu antes de Murphy dominá-la; depois, para checar se houve falta de Joelinton na disputa com Magalhães; e, por fim, para verificar se Gordon estava impedido. Depois de alguns minutos de consulta, a arbitragem de vídeo validou o gol do Newcastle, ainda que sob protesto de jogadores e torcedores dos Gunners.
AG10. 😎 pic.twitter.com/qQ3Z9jIVBz
— Newcastle United FC (@NUFC) November 4, 2023
As notas de Newcastle x Arsenal
Joelinton – 7,5
Um guerreiro no meio-campo, que se sobressaiu nas disputas pelo chão e pelo alto, tanto no campo de ataque quanto no de defesa. Ainda foi essencial pela assistência que terminou em gol do Gordon e deu a vitória ao Newcastle.
Bruno Guimarães – 7,0
Menos influente no ataque que Joelinton, mas igualmente importante como o meio-campista central de Eddie Howe. Foi bem melhor que Jorginho, o rival brasileiro que jogou na mesma posição no adversário. Levou cartão amarelo no fim do jogo que o torna um desfalque na próxima rodada.
Gabriel Martinelli – 7,0
Apesar da derrota, criou ótimas chances pela ponta-esquerda do ataque e foi o atacante mais perigoso do Arsenal durante os 90 minutos que ficou em campo. Teve três finalizações e deu cinco passes para chutes.
Gabriel Magalhães – 6,0
O zagueiro brasileiro voltou de forma até segura ao time titular do Arsenal, mas perdeu a disputa pelo alto com Joelinton no lance do gol do Newcastle. O desconto é que, para muitos, Magalhães sofreu falta do colega de seleção brasileira, o que não foi apontado nem pela revisão do VAR. O principal culpado na jogada foi o goleiro Raya, que se posicionou mal e dificultou a ação do zagueiro no cruzamento.
Jorginho – 5,5
Foi escalado como titular, ao lado de Rice e Havertz, mas teve pouca influência na partida antes de ser substituído por Fábio Vieira.
Próximos jogos
- Borussia Dortmund x Newcastle – terça-feira, 7/11, às 14h45 – Champions League
- Arsenal x Sevilla – quarta-feira, 8/11, às 17h – Champions League