Barcelona x Betis: Raphinha encanta, iguala Neymar e ex-Fluminense vai mal; veja como foram brasileiros

2 minutos de leitura

Barcelona
29/04/23 - 16:00

Finalizado

4

-

0

Real Betis

Barcelona - Real Betis

Spain Primera Liga - Camp Nou

O Barcelona venceu o Real Betis por 4 a 0 na tarde deste sábado (29), no Camp Nou, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol. No primeiro tempo, Andreas Christensen, Robert Lewandowski e Raphinha marcaram. No segundo, Ansu Fati fechou o placar.

Barcelona x Real Betis: Raphinha é o nome do jogo

Raphinha – 8,5

O brasileiro foi o nome do jogo desta tarde. Logo aos 14 minutos, Raphinha fez um cruzamento espetacular, colocando a bola na cabeça de Christensen, abrindo o placar do jogo.

Aos 42 minutos de jogo, Raphinha recebeu a bola de Sérgio Busquets e tocou por cima na saída do goleiro, marcando o terceiro gol do Barcelona.

Com o gol e a assistência, Raphinha igualou ao número de assistências que Neymar teve em sua primeira temporada pelo Barcelona (2013-14): 11. O jogador do Barcelona com o maior número de passes para gol numa jornada de estreia é Luis Suárez (hoje no Grêmio), com 15 em 2014-15.

Raphinha soma oito gols e 11 assistências em 40 jogos na temporada. O brasileiro também é o líder em grandes chances criadas do Barcelona no Campeonato Espanhol, com 13 jogadas. Veja mais números do camisa 22 do Barça nesta edição de La Liga:

  • 2º em passes decisivos por jogo (média de 1,7 por partida)
  • 2º em total de finalizações por jogo (média de 2,2 por partida)
  • 2º em assistências por jogo (5)
  • 2º em gols esperados (marcados) com um xG de 7,89 (6)
  • 3º em dribles bem sucedidos por jogo (média de 1,3 por partida)
  • 3º em chutes certos por jogo (média de 0,8 por partida)
  • 3º na artilharia do time com seis gols marcados

A boa fase em 2023 pode fazer o Barcelona pensar duas vezes quando chegarem ofertas na próxima janela de transferências de verão. O brasileiro tem contrato com o Barça até o final de junho de 2027, mas clubes como Newcastle United e Arsenal estão de olho no jogador pensando na próxima temporada e o atacante de 26 anos pode retornar à Premier League, onde brilhou com o Leeds United.

O Barça não pensa em vender o atleta, porém, a crise financeira, o fair play financeiro de La Liga e o possível retorno de Lionel Messi podem fazer com que Raphinha saia da equipe blaugrana.

Luiz Felipe – 3,0

O zagueiro brasileiro, naturalizado italiano, praticamente não jogou. Com 12 minutos de jogo, se lesionou e foi substituído por Edgar González, que foi expulso pelo segundo cartão amarelo aos 33′.

Luiz Henrique – 3,0

O carioca, ex-Fluminense, quase não apareceu no jogo. Raras foram as vezes que se ouviu a narração falar seu nome. Luiz Henrique deu uma finalização para fora e só. Partida para esquecer do atacante de apenas 22 anos.

Tabela do Campeonato Espanhol

Com a vitória, o Barcelona se aproxima ainda mais do título espanhol, voltando a ficar 11 pontos à frente do segundo colocado, Real Madrid, faltando seis rodadas para o fim do campeonato. Apesar da taça estar tão próxima, o torcedor do Barça terá que segurar o grito por, pelo menos, cinco jogos. Caso o rival merengue tropece, a comemoração pode vir antes.

O Real Betis, por sua vez, corre o risco de perder a vaga para a Conference League. Na sexta posição, com 49 pontos, o time alviverde pode ser ultrapassado pelo Athletic Bilbao, que tem 46, caso o a equipe basca vença o Mallorca (12º) na próxima segunda-feira (1º), fora de casa.

Na próxima rodada, o Barcelona recebe o Osasuna (8º), na tarde da próxima terça-feira (2), às 14h30 (horário de Brasília), no Camp Nou. Já o Real Betis visita o Athletic Bilbao (7º) na quinta-feira (4), às 17h (horário de Brasília), no estádio San Mamés em um confronto direto por uma vaga na Conference League.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.