Fora, Glazers: por que a torcida do Manchester United odeia os donos do clube?

5 minutos de leitura

Não é de hoje que o Old Trafford frequentemente recebe protestos de torcedores do Manchester United contra a família Glazer, dona do clube inglês. Em agosto de 2022, antes do clássico contra o Liverpool, pela terceira rodada da Premier League, cerca de 10 mil torcedores se reuniram próximo ao Teatro dos Sonhos para protestar contra os americanos proprietários do time.

Em maio de 2021, mais um episódio de protesto da torcida aconteceu antes de um confronto com os Reds, com centenas de fãs invadindo o gramado do estádio pedindo a saída dos Glazers.

O Manchester United vive uma grande seca de títulos importantes. A última conquista de Premier League dos Red Devils aconteceu em 2013. Quando se fala em Champions League então o hiato é maior. A orelhuda não é conquistada pelos Diabos Vermelhos desde 2008. A culpa de toda a crise do clube, para os torcedores, é da família Glazer. A PL Brasil explica o motivo. Confira:

A compra do Manchester United pelos Glazers

A forma com que foi feita a compra do clube, em 2005, foi o start para o atrito entre os torcedores do Manchester United e a família Glazer. A aquisição se deu por meio de um “leverage buyout”, que consiste no comprador não empregar capital próprio na operação, e sim, usar empréstimo para comprar as ações de uma empresa e a dívida acaba sendo paga posteriormente pelo CNPJ comprado e não por quem comprou.

Dessa forma, a família Glazer endividou o clube e fez com que o próprio Manchester United tenha que pagar anualmente um valor em juros para cobrir o empréstimo feito pelos donos. A tensão em relação à torcida cresceu ainda mais com a seca de troféus importantes.

Nos últimos anos, o Manchester United não fez jus à alcunha de “maior campeão da Inglaterra”. Desde que Sir Alex Ferguson se aposentou, David Moyes, Louis van Gaal, José Mourinho, Ole Gunnar Solskjaer, Ralf Rangnick e Erik ten Hag assumiram o comando técnico do time, porém sem ter o mesmo sucesso que colocou os Red Devils como um dos maiores clubes do mundo.

A conquista mais recente dos Diabos Vermelhos foi a Copa da Liga Inglesa, terceira competição em relevância nacional na Inglaterra, em 2022/23. Antes, em 2016/17, venceram a Europa League. Entretanto, em 2020/21, perderam a Liga Europa na final contra o Villareal, o que potencializou ainda mais a irritação dos torcedores com os proprietários do time inglês.

Torcida do Manchester United protesta contra a família Glazer - PA Images / Icon Sport
Torcida do Manchester United protesta contra a família Glazer – PA Images / Icon Sport

Ao mesmo tempo, o clube segue sendo um dos mais valiosos do planeta. A família Glazer anunciou em novembro de 2022 o interesse de vender o Manchester United. Desde então, Jim Ratcliffe e Sheikh Jassim bin Hamad Al Thani travaram um verdadeiro leilão na tentativa de comprar o time, com ofertas superando a casa de 5 bilhões de libras (R$ 31 bilhões). Porém, em outubro de 2023, o banqueiro catariano acabou desistindo da compra e os Diabos Vermelhos devem continuar nas mãos dos americanos, com uma participação minoritária das ações do presidente do Grupo Ineos.

Ainda que o clube viva uma seca de títulos importantes, tendo ficado algumas temporadas fora da Champions League, a marca do Manchester United é gigante. A construção do nome do clube atravessa décadas. Ao mesmo tempo, é preciso observar o surgimento de concorrentes ao protagonismo no futebol mundial, como o rival City, Newcastle e Paris Saint-Germain, que contam com um grande capital financeiro de investidores árabes e cataris.

Os Glazers, no entanto, tentaram recuperar o prestígio com a torcida. Recentemente, contrataram jogadores renomados, como Raphael Varane, Casemiro e até levaram Cristiano Ronaldo de volta a Old Trafford. Porém, mesmo com investimento superior a 150 milhões de libras, o sucesso esportivo ainda não chegou. Em 2023/24, também não parece que os tempos de glórias retornará devido ao péssimo início na Champions League e na Premier League.

Glazers Manchester United
Avram e Kendall Glazer – Foto Icon sport
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.