Gipuzkoa: Conheça a menor província da Espanha que produziu três dos melhores técnicos da Premier League

6 minutos de leitura

Existem terras férteis para a produção de talentos no futebol, caso de Gipuzkoa, uma pequena província basca na Espanha que gerou alguns dos melhores treinadores do futebol atualmente. Xabi Alonso e destaques da Premier League saíram da localidade para brilhar na Europa.

De Xabi Alonso a Mikel Arteta: os treinadores ‘filhos’ de Gipuzkoa

O povo de Gipuzkoa pode se orgulhar dos filhos da terra. Xabi Alonso é nascido na cidade de Toloza e cria da Real Sociedad tanto como jogador quanto treinador. Ele carrega a tradição da localidade no futebol e faz um dos trabalhos mais impressionantes da atualidade no Bayer Leverkusen. Campeão da Bundesliga, finalista de Europa League e Copa da Alemanha, além de invicto há 49 partidas.

Na Premier League, isso se alastra. Afinal, três treinadores de Gipuzkoa foram indicados ao prêmio da liga de técnico do ano por conta de excelentes campanhas feitas em seus clubes.

Um deles é Mikel Arteta, líder da competição no momento pelo Arsenal. Ele é natural de San Sebastián, capital da província de Gipuzkoa. Começou sua trajetória no Antiguoko, clube da cidade, mas logou chamou a atenção do Barcelona. Chegou a jogar pela Real Sociedad, principal equipe do município, antes de brilhar na Premier League.

Arteta Arsenal
Arteta em jogo do Arsenal (Foto: Icon Sport)

Andoni Iraola chegou de mansinho ao futebol inglês e faz brilhante campanha no Bournemouth. Diferentemente dos compatriotas, sua ligação no país basco é com o Athletic Bilbao, onde jogou por quase toda sua carreira. Nasceu em Usurbil, uma pequena cidade com pouco mais de seis mil pessoas.

Andoni Iraola Premier League nascido em Gipuzkoa
Andoni Iraola pelo Bournemouth (Foto: Icon Sport)

O último indicado ao prêmio de treinador do ano na Premier League foi Unai Emery. O chefe do Aston Villa é de Hondarribia, uma cidade de 17 mil habitantes que abriga o aeroporto de San Sebastián. Ele vem de uma família de futebolistas e também começou na Real Sociedad.

Mas não para por aí… outros técnicos conhecidos são naturais de Gipuzkoa.

  • Imanol Aguacil (Real Sociedad)
  • Julen Lopetegui (Desempregado e próximo do West Ham)
  • Juanma Lillo (auxiliar de Pep Guardiola no Manchester City)

O que explica essa tradição de Gipuzkoa em formar treinadores no futebol?

Não há uma receita clara, mas o futebol é uma cultura forte da região e do País Basco como um todo. O grande time da província é a Real Sociedad, que fica em San Sebastián. Diferentemente do Athletic Bilbao, o clube azul e branco contrata estrangeiros, mas ainda assim mantém uma excelente tradição na formação de talentos.

Em 2021, a Real Sociedad lançou o livro “Made In Gipuzkoa”, que buscou entender e revelar o segredo do clube para formar jogadores e construir treinadores ao longo do tempo. Para o clube, a forma de jogar está associado ao estilo de vida da população da região. Não existe separação entre o extracampo e as quatro linhas.

A metodologia do clube foca nos jovens da base como cidadãos e não apenas como jogadores. Lá, aprendem valores que carregarão para a eternidade mesmo se saírem do futebol. O livro deixa claro que a Real Sociedad não teria o sucesso que tem se não recebesse todo o apoio que tem da comunidade local.

Existe uma maneira definida de treinar e de jogar do clube desde as categorias mais jovens. Não é à toa que LaReal é um dos times que mais revela no mundo.

  • Aiser Illarramendi
  • Antoine Griezmann
  • Iñigo Martínez
  • Martin Zubimendi
  • Txiki Begiristain
  • Xabi Alonso
Real Sociedad time de Gipuzkoa
Real Sociedad comemora gol (Foto: Icon Sport)

O que é Gipuzkoa?

Gipuzkoa é uma das três províncias que compõem a comunidade autônoma do País Basco e é também uma das 50 províncias da Espanha. Faz fronteira com a França e tem 88 municípios, com a capital San Sebastián, Irun e Eibar entre os principais.

Tem uma área de 1.980 quilômetros quadrados e é territorialmente a menor província da nação espanhola. É um lugar montanhoso, de belezas naturais e que conta com um belíssimo litoral.

Mapa de Gipuzkoa terra de treinadores Premier League
Mapa de Gipuskoa (Foto: Wikipedia)

Com 720 mil habitantes, a província é menos populosa que cidades brasileiras como Natal, capital do Rio Grande do Norte, São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e Duque de Caixas, na Baixada Fluminense.

Ligando à realidade do futebol, é como se esses municípios brasileiros formassem tantos atletas talentosos e treinadores qualificados como os espanhóis indicados ao prêmio de melhor técnico do ano pela Premier League.

Gipuzkoa-no-mapa-da-Espanha
Gipuzkoa no mapa da Espanha. Foto – Google Maps
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.