O Arsenal está na briga pelo título da Premier League mais uma vez na atual temporada, e parece mais sólido do que no ano passado. O último time campeão dos Gunners, há 20 anos, teve representantes brasileiros — Gilberto Silva, um deles, deu seu parecer sobre as chances da equipe.
Em entrevista ao “The Athletic”, o brasileiro falou sobre o potencial que Gabriel Jesus ainda pode atingir nos Gunners, o comparou a Thierry Henry e “alfinetou” Haaland, dizendo que ele não encaixaria no clube londrino.
Gilberto Silva e as amizades no Arsenal
O ex-volante chegou a Londres em 2002 para se juntar ao compatriota Edu Gaspar, atual diretor do clube, a quem Gilberto “sempre via no ônibus lendo um livro sobre gestão ou finanças”.
Gilberto apoiou a ideia do companheiro se tornar executivo, e voltou ao Arsenal em 2019. Arteta foi seu primeiro técnico a ser apontado e, em meio a algumas dificuldades iniciais, transformou o clube.
A reformulação, com a saída de Mesut Özil, Pierre-Emerick Aubameyang e Nicolas Pépé, até então a contratação mais cara do clube, 72 milhões de libras, aumentou a pressão.
— Essa posição trata de tomar decisões que, em muitas ocasiões, não deixam as pessoas felizes, e às vezes as pessoas pensam que você é o inimigo delas — disse o brasileiro.
Ele ainda criticou a forma como esse tipo de decisão é tomada no Brasil e que atitudes como a de Edu Gaspar jamais ocorreriam no seu país:
— Às vezes você pode fazer isso no Brasil, mas as pessoas ficam loucas, demitem 11 jogadores e trazem 15, o que eu não concordo.
E apesar de ver que Edu tem feito grande trabalho em reformular a equipe, Gilberto não gosta de comparar o atual time com o seu Arsenal de 2004:
— Não gosto de comparar porque era uma época diferente quando vencemos. Tínhamos vencedores da Copa do Mundo, eu mesmo, Thierry Henry, Patrick Vieira, Sylvain Wiltord. Os campeões olímpicos Lauren e Kanu, tínhamos Dennis Bergkamp. Éramos jogadores internacionais do mais alto nível.
Gabriel Jesus x Haaland?
O ataque do Arsenal tem sido alvo de debates ao longo dos últimos anos. Desde a saída de Aubameyang e Lacazette, o time parecia se encaixar com Gabriel Jesus, mas o brasileiro sofreu repetidas lesões e não entregou o faro de gol esperado.
A saída de Jesus abriu espaço para a chegada de Haaland no Manchester City, mas por mais que o norueguês tenha quebrado recordes, Gilberto Silva não acha que o camisa 9 de Pep Guardiola se daria bem em Londres.
— Não é apenas o atacante certo, mas um que se encaixa no estilo do Arsenal. Erling Haaland não se encaixaria. Ele é um ótimo jogador, não há dúvida, mas se encaixa bem no Manchester City — opina o brasileiro.
No entanto, Gilberto chama seu compatriota de “bom sujeito” e “trabalhador”, cuja atitude altruísta é inestimável para a equipe. E ainda sobrou espaço para uma comparação com Thierry Henry:
— Não podemos compará-lo com Thierry Henry, que estava fora deste mundo. Mas para ele, Thierry pode ser uma inspiração para fazer o melhor que puder na forma como ajuda o time. Às vezes, para as pessoas e ex-jogadores fazerem comentários negativos, não é justo para ele.
Feliz com o retorno de Jesus de lesão, o ex-volante diz que ainda não o viu se posicionar e assumir a posição de artilheiro. “Ele é um bom jogador, mas precisa mostrar mais confiança em si mesmo”.