Gil Vicente – História, estatísticas e conquistas

Gil Vicente – História, estatísticas e conquistas
Reprodução/GVFC

O Gil Vicente Futebol Clube é um time de Portugal, com 98 anos de história. Suas cores vermelho, branco e azul são inconfundíveis no país, com uma boa participação dentro do território nacional. Desde o começos dos anos 2000, o time conseguiu se manter nas divisões de elite do futebol português.

A equipe tem mais de 6 mil sócios e defende suas partidas em seu campo, o Estádio Cidade Barcelos. Decerto, o estádio tem capacidade para 12 mil pessoas.

Portanto, o time é fundado na junção de dois clubes de bairro e muita luta para chegar na elite. Confira:

Gil Vicente Futebol Clube

Antes de mais nada, o Gil Vicente nasceu em 1924, com a junção de dois clubes da cidade de Barcelos. Decerto, o Barcellos Sporting Club e o União Foot-Ball Club Barcellense eram os times locais, que se uniram após os jovens da cidade se reunirem no teatro da cidade, o Teatro Gil Vicente.

Portanto, com a dificuldade do início, o time foi se segurando com o que pôde, até se firmar como um time de futebol e chegar nas elites, nos anos 90 e 2000.

Trajetória do Gil Vicente – fundação, conquistas e ascensão

Em resumo, o Gil Vicente Futebol Clube é um dos times do Campeonato Português, que pertence a cidade de Barcelos. A equipe tem 98 anos de idade e mantém um futebol competitivo há cerca de 15 anos.

Decerto, o time não tem títulos importantes, mas subiu de forma lutadora das divisões menores. Ainda assim, está na elite da Primeira Liga e fez grande temporada, terminando em 5º lugar e se classificando para competições internacionais.

Mercado da Bola do Gil Vicente

O Gil Vicente já começou a se movimentar na janela. No mercado da bola, veremos quem chegará ao time e quem poderá sair também. Primeiramente, ainda nenhum jogador chegou. Decerto, a equipe tem opções para reforçar a temporada 22/23.

Por outro lado, o mercado da bola traz as saídas do time. Em confirmação, Léautey se mudou para o Amiens, da França. Entretanto, os rumores de outras saídas existem.

Rumores do Gil Vicente

Decerto, os rumores param reforçar a equipe são grandes. O nome mais próximo é do atacante Hélder Lópes, do FC Paços de Ferreira. mas que atuou no APOEL por empréstimo.

Por outro lado, os rumores de saída são grandes. Pela boa atuação no campeonato. Fran Navarro, o artilheiro espanhol, é o mais cotado para sair. Pedrinho também tem interesse do futebol europeu e pode sair. O mercado da bola do time também traz que outros jogadores podem sair.

Mercado de Transferências do Gil Vicente

Em suma, sendo um clube com uma história antiga, gloriosa e muito bonita, certamente o Gil Vicente tiveram alguns jogadores e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube. Dessa forma, separamos cinco nomes no mercado de transferências do clube, com o top 5 de contratações mais caras da história:

Ednilson por £100 mil vindo do Benfica

O primeiro no mercado de transferências, o meia de Guiné Bissau é o reforço mais caro da história da equipe. O jogador chegou do Benfica B, e atuou por 1 ano no time de Barcelos, Por lá, entrou em campo por 20 partidas, sem marcar gol e assistências, e voltou aos Encarnados no final do contrato.

Naidji por £50 mil vindo do Paradou-ARG

Em suma, o atacante argelino chegou de seu país natal para defender o Gil por um ano. De agosto de 2019 até junho de 2020, o jogador entrou em campo por 23 vezes, com um gol e três assistências.

Caetano à custo zero vindo do Paços de Ferreira

O meia português é da base do FC Porto, mas chegou ao Gil, vindo do FC Paços. Por lá, passou um ano e meio com algum destaque, com 41 partidas, três gols e quatro assistências.

Após a boa passagem, saiu para defender o Penafiel, que estava em uma divisão acima.

João Pereira à custo zero do Benfica

Portanto, o lateral-direito português esteve na equipe por um ano e meio, após dois empréstimos das Águias. Lá, conseguiu mostrar seu futebol, o que fez retornar ao Benfica e trilhar uma boa carreira, chegando até a seleção portuguesa e ao Valência-ESP.

No Gil, foram 39 jogos com um gol e um acesso de divisão.

Fran Navarro à custo zero do Valencia B-ESP

Em suma, o atacante espanhol chegou na última temporada e virou sensação da equipe. O jovem, de 22 anos, entrou em campo por 34 jogos e marcou 16 gols, todos no Campeonato Português, terminado como o quarto maior artilheiro.

Com contrato até 2024, o futebol europeu já cresceu o interesse em Navarro, que poderá sair do time nesta janela.