Gigante da Premier League pode sofrer grave perda de pontos por violação ao fair play financeiro

4 minutos de leitura

Um dos clubes mais tradicionais da Premier League pode sofrer um duro golpe nas próximas semanas. A equipe é investigada por possíveis violações ao fair play financeiro da liga e vai perder até 12 pontos se for considerado culpado. A sanção colocaria o time na mira do rebaixamento à Championship.

Quais são as denúncias contra o Everton?

O Everton é acusado de não ter cumprido as regras financeiras e ter registrado um déficit de 371,8 milhões de libras em um período de três anos. O valor supera o limite estabelecido pela Premier League para isso, que é de 105 milhões de libras.

Os Toffees, por sua vez, creem terem cumprido integralmente as regras impostas pelo campeonato. O clube alega prejuízos causados pela Covid-19. Atualmente, o Everton é comandado por Farhad Moshiri. Contudo, a 777 Partners está em processo de compra e aguarda liberação da Premier League para finalizar a aquisição.

Farhad Moshiri everton
O empresário Farhad Moshiri, em uma partida no Goodison Park, em novembro 2017 (Foto: Icon Sport)

Punição da Premier League pode significar rebaixamento para o Everton

A Premier League recomendou uma dedução de 12 pontos contra o Everton na tabela da competição. A atitude seria uma punição a uma suposta violação nas regras de lucros e sustentabilidade do Campeonato Inglês. A informação foi divulgada pelo “Telegraph”.

Uma comissão independente foi instaurada e vem cuidando do caso. A liga não será a responsável pela batida de martelo. A tendência é que a definição do julgamento saia até o fim do ano.

Se sofrer a dedução de 12 pontos, o Everton poderá ter dificuldades para permanecer na Premier League. Dentro de campo, a equipe já lida com limitações técnicas e conquistou apenas sete pontos nas nove primeiras rodadas do torneio. Atualmente, o clube ocupa a 16ª posição da competição.

Nas últimas duas edições de Premier League, o Everton também brigou contra a degola. O time fez 36 pontos em 2022/23 e 39 em 2021/22. A equipe seria rebaixada nas duas temporadas caso recebesse a pena de 12 pontos.

A defesa do clube também pode mudar a sanção. Há a possibilidade de que a punição se dê de outra forma mais branda, como multas, proibição de contratar jogadores ou perder menos pontos.

Sheffield e Everton
Cameron Archer e Gustavo Hamer comemorando gol em cima do Everton (Foto: Icon Sport)
<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.