Pilar no Newcastle, que conseguiu voltar à Champions League após 20 anos e se tornar um dos protagonistas do futebol inglês, Bruno Guimarães, soma quatro gols e cinco assistências em 39 jogos na temporada. Maestro do meio de campo da equipe comandada pelo técnico Eddie Howe, o brasileiro é o jogador com mais passes certos da equipe na Premier League, com uma média de 43,1 passes e um aproveitamento de 85%.
De acordo com o jornal “The Sunday Times”, Bruno Guimarães atrai interesse do Barcelona, que busca um meio-campista no mercado para reforçar seu elenco. Na Inglaterra, İlkay Gündoğan é o nome mais especulado para se transferir para a Catalunha. Porém, segundo o veículo, o brasileiro também pode pintar na equipe espanhola.
O “The Sunday Times” publicou que o clube catalão tem convicção de que pode tirar o meia do Newcastle com uma oferta de 100 milhões de euros (R$ 535 milhões). A quantia parece fora da realidade financeira do Barcelona, que passa por dificuldades inclusive para se enquadrar nas normas de fair play financeiro de La Liga.
Bruno Guimarães trocou o Lyon pelo Newcastle em janeiro de 2022 por 42,1 milhões de euros (R$ 225,235 milhões) e tem sido fundamental para fazer os Magpies protagonista no futebol inglês. Com a compra do clube por parte do príncipe da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, no final de 2021, o time alvinegro mudou seu patamar de competitividade. Com a contratação do brasileiro e do atacante Alexander Isak, a equipe chegou à final da Copa da Liga Inglesa e voltar à Champions League após 20 anos.
O Barcelona terá que se esforçar para convencer os Magpies a liberar o brasileiro, que é peça-chave do time inglês. Com o interesse espanhol sobre Bruno Guimarães, é capaz do meia receber até um novo contrato, com um salário maior para ficar no St. James Park. Entretanto, o “The Sunday Times” escreveu também que uma venda recorde do clube ajudaria o Newcastle a se reestruturar dentro das restrições impostas pelos regulamentos de fair play financeira da Premier League e da Uefa.