Georginio Wijnaldum – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
745
Wijnaldum
Foto: Divulgação/Paris Saint-Germain

Georginio Gregion Emile Wijnaldum, ou apenas Wijnaldum, é um jogador de futebol profissional holandês. A saber, nasceu no dia 11 de novembro de 1990 em Roterdão, Países Baixos, e atualmente o meia joga pelo Paris Saint-Germain. Em suma, Wijnaldum começou a jogar bola aos seis anos de idade. Confira tudo sobre a carreira e mercado de transferências do jogador.

Georginio Wijnaldum – Início de carreira

Antes de mais nada, Georginio Wijnaldum começou sua trajetória nos campos aos seis anos, desenvolveu-se rapidamente no Sparta Roterdã ganhando dois títulos nas duas primeiras temporadas. No entanto, atraiu atenção no mercado da bola e clubes como Ajax, PSV e Feyenoord entraram em contato, porém recusou todos.

Nesse sentido, anos depois, aceitou a oferta do Feyenoord e transferiu-se no mercado da bola, no dia 8 de abril de 2007, quando estreou oficialmente pelo clube. Aos 16 anos, com rumores de ser um jovem promessa, tornou-se o jogador mais jovem a ser escolhido como homem da partida e jogador titular. Portanto, manteve-se no clube até o verão de 2012, terminando a temporada com oito gols marcados.

Trajetória, conquistas e highlights de Georginio Wijnaldum

Então, em 29 de junho de 2011, o Feyenoord anunciou que tinha chegado a um acordo com o PSV Eindhoven, cujo valor do mercado de transferências era 5 milhões de euros. Sendo assim, desde que ingressou no time, estabeleceu-se como titular marcando gols e dando assistências.

Assim, após a aposentadoria de Mark van Bommel e a saída de Kevin Strootman, no verão de 2013 Wijnaldum foi nomeado capitão do PSV para a temporada 2013–14 da Eredivisie. Neste ano, ele jogou apenas 11 partidas (devido a uma lesão nas costas) e marcou quatro gols. Para a temporada 2014–2015 da Eridivisie, voltou a plena forma e capitaneou o PSV para seu primeiro título desde 2008.

Desse modo, no dia 11 de julho de 2015, o jogador rumou até à Inglaterra no mercado da bola para assinar com o NewCastle, num negócio que rendeu cerca de 14,5 milhões de euros ao PSV Eindhoven. No entanto, assinou contrato válido por cinco anos, sendo a contratação mais cara da administração de Mike Ashley.

Sua estreia ocorreu no dia 9 de agosto, e se tornou o goleador dos Magpies na temporada, mas seu time acabou rebaixado devido aos seus desempenhos insuficientes. Sendo assim, Wijnaldum terminou a temporada com 11 gols e cinco assistências.

Antes de tudo, por ser jovem e ter demonstrado um grande potencial, chamou atenção no mercado da bola. De antemão, os rumores foram crescendo, até que deixou a equipe dos Magpies no mercado de transferências rumo aos Reds.

Transferências e Mercado da Bola de Georginio Wijnaldum

Assim, integrou no Liverpool dia 21 de julho de 2016, da elite inglesa, que pagou € 27,50 milhões pelo seu passe no mercado da bola. Decerto, a chegada do jogador era de grande expectativa, entretanto a sua estreia só aconteceu em 14 de agosto de 2016.

Liverpool

Nesse sentido, mais maduro, jogando nos Reds, participou de 239 partidas, durante um contrato de cinco anos. A saber, balançou as redes em 21 oportunidade e serviu seus companheiros 11 vezes.

Sendo assim, no dia 7 de maio de 2019, entrou para a história ao marcar dois gols em 2 minutos contra o Barcelona, em partida válida pelo jogo de volta das semi-finais da Liga dos Campeões, onde seu time conseguiu uma virada histórica ao reverter uma vantagem de 3 x 0 do jogo de ida.

Por fim, foi vencedor da Champions-League em 2018/19. Posteriormente, venceu o Mundial de Clubes, em 2019, e a Premier League, em 2019/20. Portanto, já no fim do seu contrato, Wijnaldum recusou renovação do Liverpool. Sendo assim, surgiram rumores que o jogador da elite inglesa estaria embarcando para o Barcelona, mas o time espanhol acabou perdendo o holandês para o PSG.

Paris Saint-Germain

Então, em 10 de junho de 2021, Wijnaldum, que já tinha um acordo verbal com o Barcelona, foi anunciado oficialmente como novo reforço do PSG. O meia chegou sem custos ao clube parisiense e com um contrato válido até 2024. No entanto, mesmo com pouco tempo de trabalho, o jogador já participou de três partidas pela Ligue 1, e uma partida pela Supercopa Francesa

Wijnaldum na Seleção Holandesa

Estreou pela Seleção Holandesa principal no dia 2 de setembro de 2011 contra San Marino, em partida válida pelas Qualificações para Eurocopa 2012. Os holandeses venceram por 11 a 0 e Wijnaldum, que havia substituído Kevin Strootman no minuto 86, ainda marcou o último gol da partida no minuto 90.

Na Copa do Mundo FIFA 2014 atuou em todas as sete partidas de sua Seleção na competição. Na disputa pelo terceiro lugar, marcou o terceiro gol da vitória por 3 x 0 sob o Brasil.