Genoa: Retrospectiva 2021

Genoa: Retrospectiva 2021
Foto: Reprodução/ ANSA

Em suma, a atual temporada do Genoa é ruim. O Rossoblù não possui um elenco forte para disputar a atual temporada da Seria A. O time já não possui nem mesmo chances de buscar algo maior no Campeonato Italiano. Assim, o objetivo é apenas se manter na elite do futebol da Itália.

A saber, na temporada 21/22, o time não está conseguindo reagir, desde que entrou na zona de rebaixamento. Nem mesmo em duelos com times piores, o Genoa está conseguindo triunfos. Como já foi dito, o intuito do clube no restante da temporada será tentar se manter na primeira divisão.

Relembrando, na última temporada, o Genoa também não fez grande campanha. Ao final do campeonato, terminou na 11ª posição na tabela. Apesar de ter sido uma temporada apenas mediana, a equipe deve ter mais dificuldade em deixar a zona de rebaixamento na atual edição da Serie A. Ao menos, o clube ainda está vivo na Coppa Italia.

Principais contratações

Em suma, as principais contratações do Genoa para esta temporada se resumem em três: Hernani Junior, Salvatore Sirigu e Andriy Shevchenko. Confira com mais detalhes as contratações do Genoa para a temporada 21/22.

Hernani Junior

Em suma, o volante brasileiro Hernani Junior acertou com o Genoa para a temporada 21/22, após um bom ano no Parma. Apesar da equipe terminar o campeonato rebaixado, o brasileiro conseguiu despertar a atenção de outros clubes da Itália e do Brasil. Especulava-se que ele pudesse vir para o Grêmio, na época. Por fim, acertou um contrato de dois anos com o time rossoblù da Ligúria. Pelo time ainda não conseguiu desempenhar um grande futebol, com presença inconstante no time titular.

Salvatore Sirigu

A saber, de longe a maior contratação do clube para a atual temporada. O goleiro Salvatore Sirigu acertou sua chegada ao Genoa após se sagrar campeão europeu com a seleção italiana. O arqueiro estava no Torino e veio ao Genoa para a disputa da atual temporada. Com currículo recheado de títulos na época em que jogava pelo Paris Saint Germain, destoa do restante do elenco na má fase atual.

Em resumo, Sirigu, apesar das frequentes derrotas, recorrentemente faz boas partidas pelo Genoa. No entanto, apesar da idade elevada – 34 anos, faz 35 em janeiro -, caso o time seja rebaixado, deve conseguir continuar atuando por algum clube da 1ª divisão.

Andriy Shevchenko

O técnico Schevchenko também foi uma contratação de relevância do Genoa nesta temporada. O treinador e ex-atacante ucraniano, que brilhou no Milan, estava no comando da seleção da Ucrânia havia alguns anos.

Porém, nesses dois meses de clube, o novo treinador não conseguiu mudar de maneira consistente a maneira do time jogar. O Genoa continua com as derrotas frequentes. Ao menos, sob o comando do ucraniano, o time passou de fase na Coppa Italia. Por fim, o time deve buscar a sair da zona da degola para o segundo turno da Serie A.

Genoa na Serie A

A saber, o Genoa está há 15 partidas sem vencer na Serie A. O time se encontra na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos ganhos. Até o momento, o time está na 18ª colocação e com 5 pontos a menos do que o Spezia, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Vale destacar a grande quantidade de empates do time (8), não ter tido nenhuma vitória em casa e ter perdido do Derby della Lanterna para sua maior rival, a Sampdoria, por 3 x 1.

Genoa na Coppa Italia

Por outro lado, o time rossoblù está vivo na Coppa Italia. Participando das fases preliminares, o Genoa venceu o Perugia por 3 x 2 e mais recentemente a Salernitana por 1 x 0. Nas oitavas de final, o Genoa vai enfrentar o Milan, em janeiro (13).

O que esperar do time no restante da temporada

Em resumo, o Genoa precisa de uma grande mudança no desempenho da equipe para atingir o objetivo de se manter na Serie A. O time não conta com grande poderio financeiro, apesar de ter sido comprado pelo 777 Partners, que deve aumentar as receitas do clube apenas na próxima temporada.

Portanto, para o restante do campeonato, os jogadores de maior qualidade como Sirigu, Criscito, Sturaro e Destro, devem comandar o clube numa retomada a fim dos bons resultados. Por fim, é incerto dizer que o time terá ou não êxito em se manter na elite do futebol italiano, mas, possui elenco melhor do que alguns clubes mais bem colocados. Resta saber se o time vai aproveitar e vencer os jogos de confronto direto para se manter na Serie A para a próxima temporada.

Foto destaque: Divulgação/Genoa