Genoa é rebaixado para a 2ª divisão do Campeonato Italiano

Genoa é rebaixado para a 2ª divisão do Campeonato Italiano

A saber, o Genoa, um dos clubes mais tradicionais do Campeonato Italiano, foi rebaixado para a 2ª divisão neste domingo (15). Com a derrota para o Napoli por 3 x 0 o time não tem mais chances de se salvar, após uma péssima temporada 21/22.

Em suma, muita gente pode não saber, mas nos primórdios do futebol italiano, o Genoa era um clube vencedor. Assim, dono de nove scudetti, os rossoblu de Gênova são nada menos que o 4º maior detentor de títulos da primeira divisão na Itália. Porém, esse bom desempenho ficou lá no passado, onde em 1924 o Genoa conquistou seu último título da Serie A.

Genoa: muitos empates e derrotas em casa definiram rebaixamento

Em suma, é notório que o elenco do Genoa para esta temporada contou com atletas modestos. Entre eles, os que mais se destacaram pelo nome e trajetória na carreira são o goleiro Sirigu, campeão europeu, o lateral Criscito, ídolo da equipe, além o atacante Mattia Destro. Por fim, excluindo esses nomes, o time amargava uma enorme carência de jogadores de maior habilidade. Essa definicência resultou em muitos pontos perdidos.

A saber, o Genoa somou quatro vitórias, dezesseis empates e dezessete derrotas nesta temporada. Somou apenas 28 pontos, com um jogo ainda a disputar, podendo chegar até a 31. O clube foi o que mais empatou no campeonato. Por um lado, até pontuou em jogos fora de casa tidos como razoavelmente difíceis, mas por outro, era presa fácil jogando em seus domínios. Resultando o mau desempenho que culminou no rebaixamento.

Por fim, o Genoa volta à 2ª divisão, onde jogou pela última vez na temporada 2006/2007. O clube pode empatar em pontos com a Salernitana primeiro time fora da zona de descenso, com 31.

Entretanto, o clube de Salerno leva vantagem no confronto direto (vitória em casa por 1 a 0 e empate em Gênova por 1 a 1), primeiro critério de desempate.

Em suma, resta uma vaga em aberto na zona de rebaixamento a ser disputada entre a Salernitana, com 31 pontos e o Cagliari, com 29. Por fim, para o Genoa, resta montar um time à altura da tradição do clube, que buscará se reerguer, para figurar novemente na elite do futebol italiano.

Foto: Genoa CFC