Garnacho pode ser punido após postagem polêmica com Onana; goleiro defende argentino

6 minutos de leitura

Alejandro Garnacho fez um post em sua conta oficial no X (antigo Twitter) na noite da última quarta-feira (25) e seguidores criticaram o argentino alegando ser uma postagem racista. O atacante do Manchester United editou e — posteriormente apagou — a publicação pouco tempo depois, após muitas reações negativas ao post nas redes sociais.

A promessa dos Red Devils pode receber uma suspensão da Football Association (FA) por conta da postagem. De acordo com o “The Athletic”, a entidade passou a analisar o caso e convocou o Manchester United para discutir a situação. Onana, porém, saiu em defesa do companheiro.

Garnacho publicou uma imagem do goleiro André Onana sendo abraçado por Harry Maguire e Scott McTominay, com ele mesmo atrás. Todos comemorando a defesa do camaronês no pênalti do Copenhague no último minuto, nessa terça-feira (24), no Old Trafford, mantendo o Manchester United vivo na Champions League. Na legenda, o argentino colocou dois emojis de gorila.

Garnacho Onana Manchester United
Foto: Reproução/X

Não demorou muito para vários internautas se mostrarem chocados com a publicação de Garnacho. Veja algumas reações:

Histórico de punições da FA em casos parecidos

Alejandro Garnacho não seria o primeiro jogador a ser punido pela federação inglesa por uma publicação de cunho racista com um companheiro de clube. Em 2021, quando também jogava pelo United, Cavani utilizou um termo indevido para agradecer a um torcedor negro e recebeu sanção da entidade.

A FA puniu Cavani com suspensão de três jogos e pagamento de multa de 100 mil libras. O atacante uruguaio apagou o comentário e demonstrou arrependimento.

Bernardo Silva foi punido em 2020. O meia do Manchester City comparou Benjamin Mendy, à época seu companheiro de equipe, com o mascote da marca espanhola de chocolate Conguitos. O lusitano deletou a publicação depois de 45 minutos, mas foi multado em 50 mil libras e uma partida de suspensão.

Onana defende Garnacho

Pouco tempo depois da notícia de que Garnacho poderia ser punido veio à tona, André Onana foi às redes sociais para defender o meia-atacante argentino. O goleiro realizou um post no X e no Instagram, onde elogiou o ponta e disse que a situação não deveria se prolongar mais.

— As pessoas não podem escolher o motivo de que eu deveria ficar ofendido. Eu sei exatamente o que Alejandro Garnacho significa: poder e força. Este assunto não deveria ir mais longe–, finalizou.

Redenção de Onana no Manchester United

Onana Manchester United
Onana em ação pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

Onana havia falhado nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da Champions League, contra Bayern de Munique e Galatasaray, o que comprometeu a equipe, que perdeu os dois primeiros jogos e ficou na lanterna do grupo A da Liga dos Campeões.

Com gol de Harry Maguire, o Manchester United caminhava para uma vitória apertada contra o Copenhague no Old Trafford nessa terça-feira. No último lance. McTominay fez pênalti, mas Onana defendeu e salvou o time de mais uma derrota na Champions League.

A vitória sobre o Copenhague deu os primeiros três pontos ao Manchester United na Liga dos Campeões e os Red Devils pularam da lanterna para a terceira posição no grupo, que também conta com Bayern de Munique na liderança com nove pontos e Galatasaray na vice-liderança com seis.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.