Gallardo se encaixaria em qual time europeu?

Gallardo se encaixaria em qual time europeu?
Foto: Divulgação/Twitter/River Plate

Em 2014, Marcelo Gallardo chegou ao River Plate como uma aposta da diretoria da época. Na temporada anterior, havia treinado o Nacional, do Uruguai, conquistando o campeonato nacional. Contudo, o argentino ainda estava no início de sua carreira como treinador e não havia como saber que as coisas dariam tão certo. Em sete anos, Gallardo conquistaria duas vezes a Libertadores e se tornaria o maior técnico da história dos Millonarios.

Assim, em meio a tanto sucesso, passaram a surgir boatos acerca do futuro do técnico de apenas 45 anos. Desse modo, neste artigo, a coluna Conceito Premier pretende encontrar o clube europeu que mais se encaixaria no tipo de jogo de Gallardo. Isso porque, mesmo tendo se tornado ídolo eterno do River Plate, o dom do técnico argentino permite que o mesmo seja muito cobiçado na Europa.

ESTILO DE JOGO DE GALLARDO

O argentino é lembrado pelo estilo ofensivo e singular de seus times. Contudo, suas noções táticas vão muito além disso. Talvez a principal virtude das equipes de Gallardo seja o potencial de adaptação. Assim, o treinador consegue trabalhar com diversos esquemas táticos e propostas de jogo, a depender das condições do jogo. Isso, é claro, é potencializado pelo rico elenco do River Plate, que consegue absorver as ideias do técnico e as aplicar muito bem.

Entretanto, apesar da variedade, é claro que Gallardo tem um conjunto de ideias fixas que retratam seus times. A começar pelo jogo apoiado e objetivo, de modo a aproveitar os espaços na defesa adversário. A isso soma-se o uso de laterais habilidosos que participam ativamente na construção de jogadas. Os laterais Gonzalo Montiel, recém vendido para o Sevilla, bem como Milton Casco são grandes responsáveis pelo sucesso do River Plate nos últimos anos.

Por outro lado, o técnico costuma usar de triangulações (ou “tabelas”) para avançar pelo campo. Assim, sendo necessários jogadores rápidos e com passe qualificado para performar as jogadas. Além disso, a ideia de avançar os laterais em bloco está relacionada ao ideal de superioridade numérica. Dessa forma, o time de Gallardo pode aproveitar melhor os espaços deixados pela defesa adversária.

Marcelo Gallardo
Foto: Divulgação/Twitter/River Plate

COMO GALLARDO SE ENCAIXARIA NO BARCELONA

É fato que o Barcelona vive um momento ruim desde a saída de Lionel Messi. Desse modo, o técnico Ronald Koeman vem sendo muito questionado, e a diretoria já estuda opções para substituir o atual treinador. Um dos nomes apontados é o de Marcelo Gallardo, que ganhou projeção internacional após o sucesso no River Plate. Assim, um cenário em que o argentino chega ao comando do time catalão é muito provável.

Além disso, o elenco do Barcelona contém peças que permitiriam que Gallardo desenvolvesse seu estilo de jogo no futebol europeu. Isso porque, apesar de não contar mais com Messi, o Barça tem o 4º elenco mais caro do futebol mundial. Ainda, o time conta com jogadores de passe qualificado e velocidade, características dos times do argentino. Alguns exemplos são De Jong, Pedri e Depay.

Ademais, como citado anteriormente, os laterais são peças fundamentais para o times de Gallardo. Isso porque estes são o ponto de partida da construção de jogadas, bem como são usados com profundidade, apoiando o ataque. E a dupla de laterais do Barcelona é excelente, composta por Jordi Alba e Sergiño Dest.

DNA OFENSIVO DO BARÇA

Por outro lado, o DNA ofensivo é característica histórica do Barça e tem tudo a ver com o argentino. Soma-se a isso a facilidade que trás o idioma. Isso porque, se Gallardo treinar times de outros centros europeus, pode ter dificuldade na comunicação. Indo para uma região que, apesar de ter como língua oficial o catalão, utiliza o espanhol, o técnico não teria que se preocupar com a barreira do idioma.

Assim, é claro que o Barcelona seria uma boa opção para o argentino. Tanto por ter afinidade tática com os jogadores e o próprio clube. Bem como pelo idioma, que facilitaria o diálogo. Visto que a comunicação é peça fundamental das ideias de Gallardo.