A temporada 2023/24 começou conturbada para o Arsenal, mas não trata-se de nenhuma derrota envolvendo Mikel Arteta ou os jogadores. O imprevisto da vez aconteceu com o uniforme do time, que teve as vendas suspensas após verificação de um erro grave.
A Adidas, fornecedora de material esportivo do Arsenal, desenhou e produziu a camisa número 1 do time para 2023/24 inspirada em contextos históricos. O kit é predominantemente vermelho, com mangas brancas e detalhes dourados, fazendo alusão aos 20 anos da histórica conquista invicta da Premier League atingida por Arséne Wenger e seus comandados.
Até aí, tudo bem, já que a camisa foi bem aceita por grande parte da torcida e do público em geral. O problema é que a Adidas falhou justamente na homenagem aos Invencíveis e teve que suspender as vendas do uniforme.
Suppose this is a collectors piece now…the new 23/24 @Arsenal home kit on @Kodak Gold 200 📸🎞️ pic.twitter.com/UGRqfmqsao
— Matt Dingle (@Nomadic_Lens) June 21, 2023
A gafe na camisa do Arsenal
A Adidas projetou a camisa para que menções à campanha sem derrotas aparecessem na lista de costura lateral. A ideia era que aparecessem as letras W (representando “win”, ou seja, vitória) e D (representando “draw”, empate) 38 vezes, número de rodadas daquela edição da Premier League. Porém, o design do uniforme conta com apenas 32 partidas, resultando numa grande gafe.
Arsenal e Adidas SUSPENDERAM a venda da camisola autêntica do Arsenal.
Há um erro no projeto.
Apenas 32 jogos do recorde dos Invencíveis em vez dos 38 estão a mostra.
Não se sabe o que será feito para quem já pagou £ 110 pela camisola. pic.twitter.com/E2GhAy8bMt
— GonçaloDias17 (@goncalo_diass17) June 21, 2023
Os novos uniformes já vinham sendo vendidos há algumas semanas nos sites oficiais de Arsenal e Adidas. Agora, as vendas estão suspensas até que a marca corrija o erro e refaça o design da forma esperada.
Em comunicado, a Adidas admitiu o equívoco e revelou estar trabalhando para que a correção seja executada o mais rápido possível. A empresa e o clube ainda irão reembolsar os torcedores que comparam a versão errada da camisa.
–Estamos trabalhando em estreita colaboração com o clube e nossos parceiros para garantir que as camisas reabastecidas estejam disponíveis o mais rápido possível. Oferecemos reembolso total aos torcedores que já compraram uma. Esse erro de design está aquém dos padrões que estabelecemos como marca e pedimos desculpas ao clube e seus torcedores —, avisou a Adidas.
Possível camisa II não agrada
A vida da dupla Arsenal e Adidas não está fácil. Após errar no primeiro uniforme, a dupla foi alvo de críticas nas redes sociais após uma foto da possível camisa reserva do time em 2023/24 vazar. Verde claro com detalhes pretos e azuis, o fardamento desagradou a maioria dos internautas, que chegaram a chamar de “camisa mais feia de todos os tempos“.
A versão, porém, ainda não foi oficializada pela fornecedora de materiais esportivos, nem pelo clube londrino.