Gabriel Sara leva Norwich à zona de play-offs da Championship; veja golaço

2 minutos de leitura

Mais uma vez, o Norwich venceu na Championship graças ao protagonismo de um jogador brasileiro revelado pelo São Paulo. É o caso do meia Gabriel Sara, que brilhou com um gol e uma assistência na vitória contra o Milwall, no The Den, pela 35ª rodada da Championship. A partida ocorreu na tarde deste sábado (4) e levou o time amarelo à zona de classificação aos play-offs da segunda divisão da Inglaterra.

Leia mais

Assistência e gol da vitória em confronto direto

O jogo era decisivo na briga pelos play-offs. Na Championship, os dois primeiros sobem diretamente para a Premier League, e um mata-mata é disputado entre o terceiro e o sexto para definir a última vaga. Antes de começar a partida, o Milwall estava na sexta posição, com 54 pontos, e o Norwich em sétimo, com 52.

O Milwall saiu na frente com um gol de Bradshaw. O Norwich empatou ainda no primeiro tempo, com Sorensen completando escanteio cobrado por Sara, e virou com um gol contra do mesmo Bradshaw, já no segundo tempo.

Mas o lance da partida saiu aos 20 do segundo. Gabriel Sara recebeu cruzamento da direita dentro da área, dominou com a perna direita e virou um voleio com a canhota. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar no ângulo. O golaço acabou sendo o da vitória por 3 a 2 do Norwich, que viu Flemming descontar no final para o Milwall.

Com isso, os Canários assumiram a sexta posição, com um ponto a mais que o Milwall.

Três vitórias seguidas

Essa foi a terceira vitória seguida do Norwich pela Championship. Nas rodadas anteriores, venceu o Birmingham e o Cardiff. A boa fase faz com que os Canários se tornem fortes candidatos aos play-offs na reta final da temporada.

O clube vem de um passado recente de acessos e rebaixamentos: foi campeão da Championship em 2018-19, caiu na Premier League de 2019-20, voltou a ganhar a Championship em 2020-21 e foi rebaixamento novamente na primeira divisão em 2021-22.

Parceria com Marquinhos

Gabriel Sara não é o único jogador revelado pelo São Paulo que atua pelo Norwich. O brasileiro tem a companhia de Marquinhos, atacante que está emprestado pelo Arsenal desde o início da segunda metade da temporada 2022/23.

Os dois jogaram juntos pela primeira vez na última rodada, quando o Norwich bateu o Cardiff por 2 a 0. Na oportunidade, Sara fez um gol e Marquinhos fez o outro. No entanto, Marquinhos ficou de fora dos titulares na partida contra o Milwall. Ele entrou nos acréscimos do segundo tempo, no lugar do finlandês Pukki.

O ponta deixou o Brasil rumo ao Arsenal por 3,5 milhões de euros (R$ 18 milhões) na metade de 2022. Ele completou seis jogos pelo time principal dos Gunners — três pela Liga Europa, um pela Premier League, um pela Copa da Inglaterra e um pela Copa da Liga Inglesa.

Já Gabriel Sara foi negociado diretamente para o Norwich, que pagou 9 milhões de libras (cerca de R$ 60 milhões, na cotação atual) ao Tricolor para contratá-lo na mesma janela. Ele foi eleito o melhor jogador de fevereiro do time verde amarelo em votação popular entre os torcedores do clube.

O meia de 23 anos já disputou 32 jogos com a camisa amarela e verde, sendo 29 deles na Championship. Ele é titular absoluto da equipe desde outubro do ano passado. Até o momento, marcou cinco gols e deu quatro assistências.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]